segunda-feira, 28 de setembro de 2020

AVANTE, POETAS.

 ===================================





"Meu Quintana"


Meu Quintana, os teus cantares

Não são, Quintana, cantares:

São, Quintana, quintanares.


Quinta-essência de cantares...

Insólitos, singulares...

Cantares? Não! Quintanares!


Quer livres, quer regulares,

Abrem sempre os teus cantares

Como flor de quintanares.


São cantigas sem esgares.

Onde as lágrimas são mares

De amor, os teus quintanares.


São feitos esses cantares

De um tudo-nada: ao falares,

Luzem estrelas luares.


São para dizer em bares

Como em mansões seculares

Quintana, os teus quintanares.


Sim, em bares, onde os pares

Se beijam sem que repares

Que são casais exemplares.


E quer no pudor dos lares.

Quer no horror dos lupanares.

Cheiram sempre os teus cantares


Ao ar dos melhores ares,

Pois são simples, invulgares.

Quintana, os teus quintanares.


Por isso peço não pares,

Quintana, nos teus cantares...

Perdão! digo quintanares.

* * * 

Manuel Bandeira

(Numa homenagem a Mário Quintana)


Na foto,  que roubei  AQUI   podem ver, da esquerda para a direita,  os Poetas e Amigos: 

Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes, Manuel Bandeira, Mário Quintana e Paulo Mendes Campos. 

Peço a TODOS que não deixem de clicar no link que indica a proveniência da imagem.

 Ficarão a conhecer o porquê deste Poema  Dedicatória/Homenagem, de Manuel Bandeira a Mário Quintana.

----------------------------

Por mim, aproveitando a onda, dedico este postal a

 TODOS  os Poetas 

do meu blogobairro, que é como quem diz:

aos blogues que figuram na lateral direita deste meu espaço.

Obrigada!

===========================

--------------------


35 comentários:

  1. Gostei de ler este Quintanares.
    .
    Abraço poético

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A quinta-essência dos cantares (poemas) de Quintana, só poderiam ser quintanares.

      Boa noite e obrigada.

      Eliminar
  2. Homenagem a esses poetas da "velha" foto à qual me associo. Agradeço a dedicatória na qualidade de um dos criadores de um blogue que se encontra na lista lateral direita.
    Muito Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu diria "poetas da velha guarda", já que as fotos não têm tempo. Espelham o tempo em que as pessoas foram retratadas. Não será?
      Eu é que agradeço a distinção da sua visita.
      Obrigadíssima.

      Boa semana.

      Eliminar
  3. Um quinteto de respeito!
    Beijinhos, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes crer! Embora, eu não conheça o último. No entanto a sua fisionomia não me é estranha. Irei pesquisar quem é.

      Obrigada, António.

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Olha que quarteto (mais um, o último, que não conheço)!
    Muito agradecido pela deferência.
    bjis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não conheço, mas tentarei saber.
      Ora essa... Para os amigos; mãos rotas.
      Beijinhos.

      Eliminar
  5. Um poema muito interessante que não conhecia.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que lá na Academia Brasileira de Letras também têm preferências pelos autores e as tendências políticas refletem-se na escolha dos poetas. Mário Quintana viu-se rejeitado por três vezes, em benefício de poetas de 'conveniência', segundo reza o texto da minha 'Fonte'.
      Daí, o 'consolo' deste belo poema de Manuel Bandeira, para o amigo.

      Um abraço e boa semana.

      Eliminar
  6. Nossa!!! postagem de luxo, amiga! Que maravilha. Realmente são poetas top 1000, reunidos, essa foto é famosa.
    Grande beijo, muita saúde e cuide-se, pois aí estão entrando no inverno, requer maiores cuidados.
    Gratíssima pela bela postagem, Quintana é daqui de Porto Alegre. Digo 'é' porque poeta não morre, jamais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, Amiga Taís, muito obrigada!
      Quando descubro algo de valor, durante as minhas deambulações pela Net, fico tão empolgada que desejo partilhar com quem me visita.
      Fico tão contente por ter passado por cá.
      Os bons Poetas nunca morrem, serão sempre eternos.

      Um beijinho grato pela sua extrema generosidade, Tais.

      Eliminar
  7. Excelente publicação!! :))
    -
    Na melancolia do tempo...
    -
    Beijos, e uma excelente semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mérito é todo deste fabuloso quinteto de Poetas, embora o interveniente principal, nesta peça, seja Manuel Bandeira, o autor do poema.
      Obrigada e um beijo Cidália.

      Eliminar
  8. Todos eles grandes poetas, embora Vinicius e Drummond sejam os meus favoritos !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. https://www.youtube.com/watch?v=eHgU4ERc7Nc

      Eliminar
    2. Drummond e Vinícius serão os mais conhecidos, mas todos são Grandes Poetas.
      Paulo Mendes Campos, praticamente desconhecido entre nós, tem poemas muito interessantes. Já tenho um debaixo d'olho para publicar um dia destes. Gostei imenso do que encontrei a seu respeito.

      Quanto à canção que fizeste o favor de me trazer, é um belo poema de Vinícus e bastante conhecido: "Poema da Fidelidade".

      "De tudo ao meu amor serei atento
      Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
      Que mesmo em face do maior encanto
      Dele se encante mais meu pensamento."


      Resistir a outros encantos, em prol da fidelidade ao seu amor, sintetiza o conceito de se ser fiel. Lindo! :)

      Obrigada, Ricardo.

      Eliminar
  9. Excelente o teu " Quintanar".
    Algumas das fotos que coloco no meu canto, são frases do sua autoria.
    Obrigada pela tua dedicação aos amigos(as).🌺
    Sou fã incondicional do Mário.
    Beijinhos Janita
    😘😘😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fosse eu poeta, ah, fosse...
      soubesse eu poetizar.
      Verias que todo o meu canto
      seria um belo Janitar.

      😃

      Já sabes que eu dou tudo por uma boa amizade, apesar de ter mau génio e um faro de perdigueiro, e, o pior, o coração ao pé da boca. Coisa que lamento bastante, acredita.

      Beijinhos, querida Manu. 😘

      Eliminar
  10. Também cometo gafes em vez de são frases do sua autoria, deverá ler-se, deverá ler- se "de sua autoria".
    Eu sei que entendeste😂😋

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu, e eu, nos entendemos até sem palavras, quanto mais com gafes... 😂

      Eliminar
  11. Um quinteto de respeito na verdade
    A forma como no Brasil se dribla a língua portuguesa como futebol, é linda.
    Sempre adorei
    😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico tão feliz quando me deparo com estes achado na Net...
      Esta foto, destes cinco Grandes da Literatura Brasileira, é uma preciosidade.
      Quanto ao driblar da Língua portuguesa, não é à toa que se diz ser o linguajar português/brasileiro, o 'português com açúcar'.

      E eu adoro vê-lo por cá. Obrigada! 😊

      Eliminar
    2. Obrigado pelo acolhimento sempre sincero e feliz.
      A verdade é libertadora
      😊

      Eliminar
    3. Eu é que agradeço a gentileza da sua presença assídua.

      Quanto à verdade, nem sempre ela nos traz essa sensação libertadora, pois quando libertamos algo que nos incomoda, podemos ir incomodar o amor próprio de outrem. Nem sempre a liberdade de expressão é compensadora. Mas, todos temos o direito de dizer o que pensamos.

      Segundo um pensamento que li algures, a verdade não é o que se diz mas o que pensa, ora se eu dizer o que penso estou a dizer a verdade...Complicada, esta 'coisa' da verdade.
      😊

      Eliminar
  12. Boa noite de paz, querida amiga Janita!
    Um jardim de poetas cujas flores enfeitam o canteiro da nossa alma.
    Tão bonito é quando são amigos, sem concorrências feias, pois cada qual tem seu valor.
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim é, amiga Rosélia.

      Muito obrigada pelas simpáticas palavras.

      Um abraço.

      Eliminar
  13. Respostas
    1. Uma Galera de tal gabarito, que se fossemos multiplicar o valor poético de cada um, daria quantidade para encher a Nau catrineta, Pedro. :)

      Beijinhos.

      Eliminar
  14. Muito interessante, tanto o poema dedicatória/homenagem de Manuel Bandeira a Mário Quintana, quanto a sua explicação.

    Pela parte que me toca, muito obrigada, Janita.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um duplo agradecimento lhe dirijo eu, Maria João.

      Um beijinho e as melhoras.

      Eliminar
  15. Conheço alguns dos quintanares de Quintana e dos seus amigos.
    Muito bem conseguido este poema!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo gente de muito valor no mundo da Letras, pena que nem sempre sejam valorizados enquanto vivos por quem de direito.
      No Brasil, como cá, aconteciam/acontecem coisas muitos estranhas.

      Abraço.

      Eliminar
  16. Pronto, tás a ver
    aquele que segura o copo
    e fuma um cigarro?
    Podia ser eu
    mas não caibo!
    (sou grande
    mas não tanto...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há grandezas e grandezas
      mas nem todas são iguais
      aquilo que um poeta escreve
      vale por ele, não pelos demais.

      Rogério, já que escolheu Paulo M. Campos, e eu já tenho um poema dele para ser tema do postal que se seguirá ao actual, irei dedicá-lo a si.

      Um abraço.
      ( Obrigada por andar por cá a cirandar e a espalhar poesia com os seus bonitos comentários em verso. )

      Eliminar