segunda-feira, 21 de setembro de 2020

AI DEUS, E U É?

 


Manel Mau - Tempo

Ai, Manel, ai Manelito

por onde andas tu meu amiguito?

     Ai Deus, e u é?

*

Nas minha noites de insónia 

venho ler-te e recordar

quando foste tu, aflito,

que por mim andaste a procurar

- Ai Deus, e u é?

-------------------

Lembras-te?

FOI

AQUI

E tantos amigos lá estiveram e tudo esqueceram,

porque as coisas que mais nos lembram

são aquelas que se guardam, 

não só na memória, mas

também no coração.

* * * 

Ai avezinhas, ai avezinhas cheias de cantiga,

se sabedes novas da minha amiga!

    Ai Deus, e u é?


 Ai passaritos, ai passarocos que tendes pouca bexiga,

se sabedes novas da rapariga!

    Ai Deus, e u é?


Se sabedes novas da minha amiga,

aquela que nã dorme, recusa salvadores nadadores e sente fadiga!

    Ai Deus, e u é?


Se sabedes novas da querida Janita,

aquela de entre todas que sempre me arrebita!

    Ai Deus, e u é?


 Vós me perguntardes pela voss'amiga,

e eu bem vos digo que é sã e viva.

(...)

-------------------------------------

E tu, Manel?

Vem, volta a escrever!


El Rei D. Dinís te perdoará

pois plágio mais nobre e belo do que o teu, não há.

Ai, Deus, por onde andará?


Espero, esperamos todos, quantos te querem e estimam,

com a vinda do Outono,

das nuvens carregadas da água bendita,

voltes para nós

para nos alegrar

com a tua belíssima escrita.

* * * 

E NÃO, NÃO FOI FICÇÃO!


TRATA-SE DE AMIZADE QUE NOS ENCHE O CORAÇÃO.




==========================


    Ai Deus, e u é?

32 comentários:

  1. No último post ele disse que estava "In Heaven"...

    Espero que sim mas também tenho saudades de o ler.

    Junto-me á manifestação!

    Um beijinho Janita!

    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu estive lá, Sandra.
      Mas, como diz o título de um filme, já com algum tempo:

      "O CÉU PODE ESPERAR"... :)

      Beijinhos e divirta-se lá pela minha santa terrinha!

      Eliminar
  2. Apesar das minhas incontáveis deserções da blogosfera, apesar da minha parca coerência nesta vida virtual, mesmo assim, sem alardes, respeitando as razões que o levam a não escrever (e espero que sejam as melhores), gostaria de juntar a minha voz à sua, querida Janita. Ninguém escreve como ele, com tamanha ternura, com a sensibilidade da inteligência que compreende. Em poucas linhas, o Manel faz muita falta!

    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Miss Smile!

      Um gosto vê-la por aqui. Sim, concordo que criar um blogue não obriga ninguém a postar regularmente. Todos temos o direito de ir e vir sempre que nos apeteça. Mas eu sei que o Manel gosta de escrever, gosta deste convívio tanto quanto nós gostamos de o ler, e sinto falta dele.
      Há meia-dúzia de bons escribas em toda a blogosfera, pelo menos no meu blogobairro, a Menina Sorriso é uma delas, porém, cada um tem a sua maneira de escrever. O Manel tem uma forma de escrita muito peculiar. Solta, leve e livre. Tão agradável de e ler que facilmente nos identificamos com as 'personagens' dos seus supostos sonhos ou pesadelos.
      Fico-lhe imensamente grata por vir trazer mais força à minha voz. Quem sabe o Manel não passa por aqui e nos lê? Tomara! :)

      Um grande beijinho, querida Miss Smile e o meu muito obrigada.

      Eliminar
  3. Achei bastante interessante! :))
    -
    Palavra mágica...Obrigada
    -
    Beijos, e uma excelente semana

    ResponderEliminar
  4. Respostas
    1. Enquanto for possível, meu caro, por vezes não há.

      Cumprimentos e boa semana

      Eliminar
  5. Ainda que um tanto ausente junto à sua a minha voz.
    Abraço e saúde

    Peço desculpa por este copy e past, mas penso que os amigos merecem uma explicação para a minha ausência. O meu pc estava constantemente a encerrar-se. Como ainda estava dentro da garantia foi para a Worten. Depois de duas semanas telefonaram-me para o ir buscar, disseram que o computador lá nunca encerrou, e que o problema devia estar na tomada em casa. Chamei um eletricista que testou a tomada e disse que não havia qualquer problema na mesma. O que é certo é que o computador continua a desligar-se. Esta manhã aproveitei o filho estar de folga para o levar de novo para a loja. Agora estou com o portátil do filho quem me emprestou para que possa programar as postagens para alguns dias até ver se resolvo o problema.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Elvira.

      Estas geringonças quando se lembram de emperrar, ficam mais casmurras do que mulas empancadas. Eu sei o que isso é.
      Tem que ter (ainda mais) paciência, Elvira.
      Mas aproveite a garantia, porque depois...rebéubéu, pardais ao ninho, se é que me entende!!

      Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  6. Apesar de não conhecer e de não ser seguidora, achei bonito este teu acto de carinho para o Manel :)

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela solidariedade, querida Manu! :)
      A união sempre fortaleceu a vontade de continuar, verdade?

      Um grande beijinho, amiga.

      Eliminar
  7. Respostas
    1. Conceitos que podem evoluir ou retroceder, consoante o retorno que vamos encontrando nos outros. Eu entrego-me sem reservas, mas tenho apanhado com alguns baldes de água fria.
      Neste caso, houve sempre uma espécie de acordo tácito e senti-me sempre bem no "Atravessado"... :-)
      Um anfitrião como poucos.

      Eliminar
  8. É mesmo Janita, a falta que faz o MMT! Estou aqui fazendo figas para que ele responda ao teu (que faço meu) apelo. Quem sabe com a chegada do outono, as primeiras chuvas, uma ventaniazinha... :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...quem diz ventaniazinha, Luísa, diz chuvas torrenciais, trovoadas e outras coisas mais...que o Manel não faz nada por menos. :))

      Eliminar
  9. Boa disposição para dar e vender.
    Que bom.
    😉
    Alegra os que se sentem menos alegres
    Gostei

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que espero não seja o seu caso. Estive hoje no "Inatingivel 2020" e como não tenho FB arrepiei logo caminho... 😛

      Folgo que tenha gostado! 🙂
      Obrigada!

      Eliminar
  10. que raio!,
    como é que esse gajo
    me passou ao lado?

    é que essa alegria
    me contagia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora,
      que já sabe
      onde ele mora

      faça o favor de lá ir
      e deixe-se contagiar,
      contagiando,
      que o moço também anda
      precisando...

      (* _ *)

      Vi esta carinha de olhos brilhando na Miss Smile, mas não me sai igual à dela. Poderia copiar mas não seria a mesma coisa.

      Eliminar
  11. Amigos virtuais que de repente desaparecem.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho esperança que o Manel ainda regresse, só receio que ele não esteja bem. Irei saber dele.

      Obrigada, Pedro.
      Beijinhos

      Eliminar
  12. Sabes o que é lindo na web, na blogosfera, Janita? É que na verdade uns se preocupam com os outros, e isso é carinho, é afeto verdadeiro.
    Gostei muito da foto de abertura, que lindíssimo pôr do sol!!!
    Beijo, uma boa semana,
    até mais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem toda a gente que por aqui navega valoriza isso, mas eu e o Manel e ainda muitos mais afeiçoamo-nos e fizemos deste amizade virtual uma verdadeira e sã amizade.

      Muito Obrigada querida Tais, perdoe-me se ando um pouco arredada das suas últimas Crónicas, mas não é por mal.

      Um beijinho muito grato.

      Eliminar
  13. Pronto, agora já sei que passou a sua noite de insónia nos braços da Amizade, a reler o Manel Mau-Tempo :)

    Junto o meu ao seu apelo, embora estando muito diminuída em termos de visitas aos amigos... e em tudo o mais, para não faltar à verdade...

    Beijinho, Janita :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nos braços de Morfeu também se está muito bem, mas quando o maroto me falha, ligo o PC e ando por aí a reler velhas e queridas narrativas. :-)

      Um beijinho e muita saúde, Maria João.

      Eliminar
  14. Espero que o seu amigo Manel não demore a (re)aparecer. Não por mim, que não conheço, mas por si e pelos outros frequentadores do seu (dele) blogue.
    bjis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Manel é um rapaz muito discreto e algo tímido, não gosta muito de andar por aí no folclore, like me...ehehehe

      Só por essa razão e por ser ligeiramente esquecido é que o José diz não o conhecer. Já cá esteve mais vezes.

      Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  15. Não sei quem é o Manel mas seria bom que voltasse.
    É que a blogosfera está a ficar cada vez mais vazia, pelo menos para mim!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas tu também estás quase sempre metida no teu canto ou em casa das vizinhança conhecida. Lança-te à descoberta e verás que vão aparecendo novos blogues.
      Se bem que cada um tenha o seu lugar, insubstituível até, bem entendido.

      Beijinhos.

      Eliminar
  16. aqui me tem cara amiga, com a chegada das chuvas e das ventanias que me alegram os dias :)
    obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, meu caro Mau-Tempo, nunca chega tarde quem sempre vem.

      Quem não te viu fui eu, se não agora. Peço desculpa!

      Por nada, foi um prazer. :)

      Eliminar