sábado, 19 de setembro de 2020

ATENÇÃO, ISTO NÃO É FICÇÃO!

 *********************************

Todos os dias,

 ao final de cada dia,

juro a mim mesma 

que esta noite 

vou ter uma noite

bem dormida.


Tomarei um copo de leite morno 

com canela

e tudo farei para 

não pensar nela.


À medida que as horas

avançam

vejo-a, de olhos abertos

fitando os meus.

Não me atemorizo

e enfrento-lhe o olhar,

firme, decidido, preciso.


Afasto o edredon

retiro as almofadas de crochet

que me ofereceram e não

me lembro se foi a mana

por alvitre do mano Zé.

Meto-me na cama

apago a luz 

coloco a venda nos olhos

dez segundos certos depois

ouço um ruído surdo 

junto ao meu ouvido.

Retiro a venda

acendo a luz.

Tudo igual, não vejo nada,

subitamente,

sinto no ar  perto do meu nariz

um forte cheiro daquela

água-de-colónia,

a fragrância tão minha conhecida.


Olho-a nos olhos

travamos luta renhida

ganha a insónia

e eu levanto-me

de seguida...


...dou um doce a quem descobrir

para onde me vou distrair!





Adenda a 20-09-20 às 21:00

A primeira pista para quem desejar habilitar-se ao doce, prometido no texto, dei-a ontem na resposta a um comentário e trata-se da foto de Alain Delon.

Darei agora a segunda e última, pois à terceira será a resposta definitiva.

Assim sendo aqui vai:-

              *

D. Dinís - O Lavrador

Rei - Poeta - Escritor -Trovador

                    *   

 - Ai flores, ai flores do verde pino,

se sabedes novas do meu amigo!

    Ai Deus, e u é?

------------------------------------------------------

Então? Alguém sabe aonde vou? Por onde anda o meu amigo, ou acaso recorda a sua preocupação comigo?


******************************************************



42 comentários:

  1. Eu cá não sei...Talvez para o Vale dos lençóis! Loool
    -
    Vagueávamos nas ondas do mar
    -
    Beijos, e um excelente fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada disso, cara amiga, a foto é uma pista e amanhã darei outra.
      Antes de nova publicação direi para onde vou até voltar a adormecer.

      Boa noite.

      Eliminar
  2. Para onde vai uma mulher apaixonada? Para a Holanda para junto do seu amado Noah.
    Abraço e bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, Elvira, para aí eu vou durante o dia, mas quando me debato com a insónia, vou para outro lado.

      Beijinhos e saúde.

      Eliminar
  3. Um poema muito interessante e bem redigido. Gostei muito.

    Ter insónias deve ser muito desagradável, e há pessoas que fazem mil e uma coisas para que o sono venha.

    No seu caso, talvez vá ler, tomar um duche quente, fazer ou rever fotos, arrumações na casa ou falar com amigos(as), que também sofram de insónias. Hum, atividades muito banais, portanto, leva-me a crer que fará algo um pouco invulgar. E lá se foi o doce.

    Na 3ª estrofe, logo no 1º verso, creio que há uma incorreção orográfica. "Há medida que as horas". Penso que aqui o verbo haver não tem lugar, portanto, será, acho eu, À medida que as horas. Estarei a pensar bem?

    Bom domingo!

    Fábio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, Caro Fábio, não o conheço, mas desde já o nomeio como "Corrector Oficial das Gafes do Cantinho da Janita".

      Com certeza que no passar das horas não há teres nem haveres, logo, não há H's. Ando um bocado desatenta, sabe? Conto consigo.
      Muito obrigada. Gostaria muito de lhe dar o doce, mas fique atento, quem sabe?
      Lá diz o ditado: "Guardado está o bocado para quem o há-de comer".

      Bom domingo e obrigada uma vez mais.

      Eliminar
  4. Retifico no último parágrafo do meu comentário: incorreção ORTOGRÁFICA. As minhas desculpas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora essa, meu Amigo, quem nunca errou que atire a primeira pedra!
      :-)

      Eliminar
  5. Sinto-me estranho
    pelo que reza a história
    devia ter insónia
    mas não tenho

    Durmo um sono justo
    Talvez embalado o meu leito
    Como se aquela mão
    Me estivesse embalando o berço
    Como se fosse menino

    Sinto-me estranho...


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo como se sente, querido Amigo.
      Dê tempo ao tempo, já que é ele o grande benfeitor das dores da alma.
      Ainda bem, já eu perdi o sono dos justos sem ser culpada de nada...

      Um abraço amigo.

      Eliminar
  6. Palpites vai ver o jardim ou colher uma flor. Não? Então, vai espreitar o ninho para verificar se o melrinho já saiu da casca. Também não? Pega num Guerra Junqueiro. Conclusão: não tenho direito ao doce; fica para a próxima.
    Beijinhos e bom Domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ir de noite ao jardim? Nem pensar! Qual ninho? Isso foi no ano passado ou no outro, e nesta altura do ano já o ninho estava vazio. Frio, muito frio... :)

      Beijinhos e boa segunda-feira!

      Eliminar
  7. Olá:- Penso que se levantou e... ou foi fazer um xixi...ou foi à cozinha beber um copo de leito morno com canela,,
    .
    Um domingo feliz
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gelado, gélido. Diga adeus ao doce.

      Boa semana e abraço retribuído.
      Obrigada!

      Eliminar
  8. Bom dia
    Eu por norma vou me sentar no sofá , que é onde eu adormeço com mais facilidade , mas a amiga não faço ideia embora gostasse do doce já que sou muito lambareiro .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, JR.

      Também gosto de dormir umas sonecas no sofá, mas não é isso.
      Acho que o doce vai ficar deste lado. :)

      Boa segunda.

      Eliminar
  9. Para onde vais? Vais ao PC ver fotos e vídeos do Noah pois "coisa melhor não há".
    Talvez este palpite seja demasiado óbvio mas é o que tenho.
    Beijinhos (os sorrisos ainda dormem).

    §-caso tenha acertado gostaria que me trocasses o doce por um salgado. ("isto" não te faz lembrar beijos? a mim faz-me!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Havias de ver com que apetite ele come uma grande bolacha enquanto observa quem passa lá no Parque onde vai dar o seu passeio com a Mamy. Dá gosto ver o garoto saborear tudo o que come. Mê rico menino...:))
      Se acertasses dava-te um croquete, mas não em troca de um beijo salgado. Querias!!

      Beijinhos e boa semana, amigo.

      Eliminar
    2. Venha de lá esse croquete, então.
      Assim já não se perde tudo eheheeehhh...

      Eliminar
    3. O que me vai valendo por cá, ainda és tu, ainda mais maluco do que eu, mais as boas gargalhadas que fazes soltar. :))

      ;)

      Eliminar
  10. Penso que será uma melga que resolveu andar de volta de ti e levantaste-te para travar com ela uma luta com as tuas almofadas de croché :)

    Bom domingo.
    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ehehehehe...olha que esta melga não fica atrás dessas que nos sugam o sangue, Manu! Mas não, é mesmo o sono que me foge e se começo às voltas na cama é pior. Assim, vou aí para um certo sitio matar saudades.

      Beijinhos e boa semana, amiga.

      Eliminar
  11. Não sei... acordei fraquita e não sei onde pára este meu proverbial sexto-sentido. Terei de abdicar do doce, mas sinto curiosidade; aonde vai para se distrair?

    Será que o Kok acertou na "mouche"? É bem possível...

    O Rogério não está sozinho. Também eu deveria ter insónias e, de tão fraquita, cada vez durmo mais...


    E era por aqui que deveria ter começado; gosto MUITO da sua poesia em verso livre com rima ocasional.

    Beijinho, Janita :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixe lá isso, minha Amiga. Concentre-se antes na sua poesia. Isso sim, é que vale a pena.

      Suponho que o nosso amigo esteja acompanhado por uma das filhas. Estou a deixar passar um tempo e depois falo com ele, por mail.

      Muito obrigada e um beijinho com votos de melhoras.

      Eliminar
    2. Tenho mesmo de desistir... por mais que procure igrejas e catedrais, não encontro nenhuma que corresponda à fotografia...

      Obrigada e outro beijinho, Janita :)

      Eliminar
    3. Isso de mencionar a foto como uma pista para ver se alguém de lembraria, não tem nada a ver com o monumento que, de resto, já disse, ali ao fundo, ao Sr. (que) Porventura Escreve, o que era e onde se localiza.
      Não se preocupe mais com isto, Maria João, assim todos os mistérios fossem fáceis de desvendar como será este, que nem mistério chega a ser.

      Vou já, já, dizer para onde vou nas minhas, felizmente pouquíssimas, horas de insónia. Um lugar que muito prezo e me é querido.

      Um beijinho grande.

      Eliminar
  12. Janita, adorei a poesia e estou aqui a pensar... Volto! beijos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Volta sim, querida Chica. Eu acho que vais reconhecer o sitio. :)

      Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  13. Devaneios noturnos... não me arrisco a dizer aonde fostes distraíres. Mas que o poema é belo, é.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes fossem devaneios, amigo Menino Beija-Flor, antes fossem!
      São pesadelos terríveis e medonhos. Tenho de pôr fim a isto antes que isto me ponha fim a mim.

      Obrigada.

      Eliminar
  14. Aguento as insónias na cama!
    Poema em suspense bem sucedido!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tenho aguentado, mas depois adormeço quase a horas de me levantar...Nã, não posso, a bem da minha saúde psíquica.

      Obrigada e um forte abraço.

      Eliminar
  15. Gostei muito desse poema em luta com a insónia. :) Não me digas que pegas na máquina fotográfica e te pões a fotografar a noite.:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ehehehehe...como queres tu que eu pegue numa coisa que não tenho, Luísa? Eu fotografo com o stupidphone. :))
      Mas também não era isso.
      Vais ficar banzada quando souberes... :)

      Eliminar
  16. Afinal, consegues dormir ou nem por isso?
    Beijinho, Janita, boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que Tu...
      Pregaste-me cá um susto que se fosse mais tarde até ficava gaga.

      E quando eras "O António" não eras Tu?
      Enfim, nem digo mais nada.

      Durmo pois. Que remédio, quando o João Pestana não vem a bem vem a mal. Mas antes vou aí a um lugar especial.

      Beijinho, António.
      Boa semana.

      Eliminar
  17. Lá ao fundo parece me a mesquita azul, em Istambul.
    Se calhar estou muito engabado.
    😊
    Gostei

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta foto foi tirada na Praça de São Marcos em Veneza, no início dos anos sessenta. Talvez numa época em que Delon se tenha apaixonado pela fotografia, no entanto, quem o fotografou foi Robert Doisneau, fotógrafo profissional que já tive o gosto de trazer aqui numa rubrica sobre fotógrafos.
      Claro que a informação anterior a soube eu através de pesquisa, pois não me encontrava no local. 😊

      O monumento que se pode ver atrás é a Basílica com o mesmo nome da Praça. Portanto, bye-bye, doce!!
      😃

      Eliminar
  18. Á procura do "Cigano Maltês"?

    Um beijinho Janita!

    Sandra Martins

    PS - Se Deus quiser, este domingo vou dar uma voltinha a Serpa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, Sandra!!

      Ganhou o doce mesmo a um minuto de sair o postal seguinte.

      Parabéns!

      Beijinhos.

      Eliminar
  19. Parabéns a quem recebeu o doce, virtualmente ou não, mas fiquei sem saber, sem compreender, melhor dizendo, quem é o "Cigano Maltês". Já li o seu mais recente post, e fala de um Manel mau tempo. Provavelmente algum blogueiro e amigo.
    Então, se me desejar revelar, diga-me, por favor, onde passa a minha cara amiga as suas noites de insónia. O texto é capaz de ser explícito, mas eu não cheguei lá. Obrigado!

    Uma noite serena.

    Fábio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que enfatizei em excesso essas minhas noites de insónia, Caro Fábio. Na verdade, não são assim tantas. Mas, para que não se torne demasiado exaustivo, permita-me que o aconselhe a aceder às palavras 'linkadas'. E facilmente chegará aonde gostaria de ir.
      Vá passando com o ponteiro do rato, pelas palavras que se apresentam num tom mais escuro e verá que elas se iluminam de uma cor mais bonita. Depois é só clicar e voar, voar para um mundo àparte. (antes do NAO esta palavra escrevia-se assim como a escrevi, agora fica sublinhada a vermelho indicando erro. Será que devo separar o 'à' de 'parte', sendo eu uma não seguidora do famigerado?) :-)

      E serena foi, Obrigada!

      Eliminar