|
Este Bonsai é artificial, mas é o que tenho. E não, não o comprei nas lojas de chineses. Quando o adquiri, ainda nem havia por cá disso! |
"Bonsai é o cultivo de uma planta que pode ser uma árvore, arbusto ou trepadeira lenhosa ou semi-lenhosa, cultivada em vasos de pequena profundidade, apesar de ser uma planta de tamanho reduzido expressa toda a beleza e características de uma planta adulta no seu habitat natural. A palavra Bonsai que é uma palavra de origem Japonesa, tem a sua tradução para o português “planta em bandeja ou cultivo em bandeja”.
Existem relatos do cultivo do bonsai a mais de 800 anos na China e Japão, onde eles eram cultivados por pessoas da elite, diferente de hoje, onde é cultivado por pessoas das mais diferentes classes sociais em todo mundo."
Confira AQUI a fonte de onde retirei estes dados.
Como isto da cultura oriental anda tudo ligado, digo eu, como leiga que sou, passo de imediato dos Bonsai para os poemas Haiku.
O haiku é uma forma tradicional de poema japonês. Este tipo de poema obedece a regras, tem apenas uma estrofe, composta por três versos.
Os versos devem ter no seu conjunto 17 sílabas, distribuídas do seguinte modo:
– Cinco sílabas no primeiro verso.
– Sete sílabas no segundo verso.
– Cinco sílabas no terceiro verso.
Como diria Bashô:
"Na minha casa
Pernilongo pequeno
É o que ofereço".
Quem escreve Haikus como poucos o sabem fazer, não é japonês nem chinês. É espanhol. O meu querido amigo Disancor fotógrafo/poeta que vive em Don Benito, uma localidade situada na Estremadura. Tenho a honra e o enorme privilégio de ter sido presenteada com uma foto sua e um haiku a mim dedicado.
Esta imagem, coloquei-a há muitos anos ali na lateral direita do blogue. Cliquem nela e, num pulinho, estarão no "Cachos de Vida", agora administrado por um dos seus filhos, usando, contudo, fotos do imenso espólio fotográfico de seu pai.
Completam-se dez anos, no próximo Dia dos Namorados, que o meu amigo Disan fez ESTA (clique) publicação para oferecer a todos os enamorados.
Eis um dos haikus, dessa série, que agora vos trago e comprovam toda a sua sensiblidade e talento. Porém, não deixem de clicar no link e acedam a todo o conjunto de poemas de que até Bashô se orgulharia.
"En mis labios
Carmín de tus besos
Deseo y fuego."
|
Foto minha |
=============================================