terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

LONGA É A NOITE.

 





Da Noite nada sei.

Do amor vadio que vagueia
por becos e vielas,
que inunda corpos
suados de estivadores.
Dos que amam sem beijos nem suspiros
nem gemidos de amor
e promessas eternas.

Da Noite nada sei.

Da tristeza de quem
entra num bar e
afoga as mágoas em wiskies duplos
chorando os dias perdidos
de uma ilusão distante
que se gorou pelo caminho
da perdição.

Da Noite nada sei.

A não ser do sonhos 
que sonho de olhos abertos
deitada no meu leito frio.
Longas são as noites... 
E choro e sofro
por quem abandorei
e por quem me  abandonou.

Da Noite,
 apenas conheço e sei:

 Quão longa foi aquela Noite triste
que as minhas ilusões desfez
 e de ti me afastou.

********************************


Nota: Enquanto continuar este boicote, do Blogger, Google, ou lá de quem raio for, que me impede de usar a minha conta nos blogues que sigo e comento, apenas publicarei os meus postais e responderei a todos quantos quiserem acompanhar-me, comentando. Recuso-me continuar a comentar como anónima ainda que me identificando. A não ser que algo mais forte me leve a fazê-lo. Aí, usarei a conta de um perfil que criei há uns anos, mas não está associada a nenhum blogue. Tanto mais que nem todos os blogues aceitam comentários de anónimos. Curiosamente, ou não, em outras plataformas que não a blogspot não encontro qualquer dificuldade. Agradeço a vossa compreensão. Obrigada!

------------------------------------------
------------------

34 comentários:

  1. Realmente achei e3stranho que me tivesses comentado com o teu nome próprio que desconhecia.
    Quanto ao poema bonito mas triste como uma noite de insónia!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até estou estou com receio de tentar comentar noutro blog sem deixar passar uns dias, não me venha quela carantonha de boneco com o aviso de que a minha conexão com o blogger está suspensa.
      Então, e aqui no meu blog, não está? Estranho isso, não achas?

      Não Leo, o meu nome próprio não é tão pomposo é só um e muito simples, pena não ser simplesmente Maria. :)

      Um abraço e tudo de bom, incuindo o tempo, que aqui está tormentoso.

      Eliminar
  2. Da noite nada sei. Poema muito bonito, como linda é a imagem. A conjugação poética perfeita. Isto dos blogues é complicado o entendimento.
    .
    Abraço. Um dia feliz.
    Cuide-se
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  3. Fui notívago (hoje já não), mas da 'noite' não sou entendido.
    Essa sua noite não foi muito sua amiga...
    bji.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falei da noite como poderia falar do dia.
      Tudo...sem sair de casa!!

      Bjo.

      Eliminar
  4. 😔
    Pena não ter os seus comentários
    Adorei o poema. Muito profundo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca deixarei de passar pelo seu espaço, Miguel, nunca!
      Mesmo que um dia ou outro, não comente, leio-o sempre.
      Se achar oportuno deixar-lhe a minha opinião sobre o que escreveu, tê-la-á, sim. Não fique triste. :-)

      Um abraço.

      Eliminar
  5. Um poema sobre uma vida amorosa de braço dado com a desgraça, o infortúnio, a desilusão, etc. e o que isso origina de noites inquietas..
    No meu blog aceito todos os comentários, sem problemas.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vida amorosa? Paroles, meu Caro, paroles. Ou ficção, como o Luís diz. Acho que ando a deixar-me influenciar um pouco pela sua poesia. :-)
      Agora, quanto às noites inquietas, aí já estamos mais perto da realidade.
      Eu sei, e isso tem-me facilitado muito o acesso ao seu espaço, nesta fase transtornada do Blogger. Um espaço de que gosto e, se possível, nunca deixarei de comentar, de qualquer jeito.

      Um abraço e obrigada.

      Eliminar
  6. Fotografia é poema perfeito.
    Uma noite longa emocionalmente poética.

    Também eu tenho imensos problemas em comentar, daí ainda não ter respondido à tua pergunta no „ematejoca azul“

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresa, mas eu aqui no meu blog não tenho problemas em responder, se bem por vezes pareçam andar 'duendes' a brincar com o que escrevo. O verdadeiro entrave é nos vossos espaços.

      Um abraço.

      Eliminar
    2. Só agora é que consegui responder aos vossos comentários, mas então, em triplicado. Á noite há mais probabilidade de os publicar.

      Concordo, e até já tinha pensado nisso, que as tuas ultimas poesias estão sob a influencia da poesia do BNG, mas isso, é magnífico. Todos os poetas recebem a influência de outros poetas.

      Eliminar
    3. Eu estava a ironizar, Teresa, mas...será? Notaste mesmo? 🧐
      Humm...não me parece.

      Beijinho

      Eliminar
  7. Respostas
    1. Quero Paz, Mar Arável, quero Paz.
      Estou cansada de lutas.

      Beijo.

      Eliminar
  8. Muito linda a poesia,Janita! Evoque coisa, sempre tem algum problema novo...����chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida Chica, espero que o desânimo não me tome, senão, adeus blogosfera.

      Um beijinho

      Eliminar
  9. Está explicado, e de forma cabal, o porquê dos comentários com outro perfil.
    Quanto à noite, e daquilo que dela sabemos, acaba por saber sempre a pouco. Ou a muito, conforme a perspectiva.
    Um viva à tua sensibilidade.

    Um beijinho, Janita :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre gostei mais dos dias, especialmente das manhãs.
      Actualmente, com estes dias curtos e escuros, se tiver de ir a uma consulta médica em que tenha de usar o carro, e tenho sempre, até para conduzir a noite me confunde e assusta.
      Obrigada, AC.

      Um beijinho.

      Eliminar
  10. Janita,
    Tenho sentido a tua falta, está então explicado ...

    Eu também da noite nada sei, mas fiquei a saber que tiveste uma noite que te marcou para sempre.
    Quando o coração fala, a poesia acontece.

    Beijinho e continuação de boa saúde.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fê,
      Quando não é a noite é o dia e vice-versa. Tudo actualmente é penoso e difícil.

      Beijinhos para ti e tudo de bom por aí, contigo e os teus.

      Eliminar
  11. Gostei do poema.
    Acho que o sistema anda muito avariado. É geral!":)
    -
    Beijos e uma excelente noite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se é geral, Cidália, já fico mais animada! :)
      Pensava ser só comigo.

      Beijinhos e tudo de bom.

      Eliminar
  12. Chora, chorar faz bem
    Escreve um poema, faz bem também
    Mas por favor, não me deprimas

    (podes aparecer querida anónima
    conheço-te, à légua)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prometo que o próximo post o vai fazer sorrir, Rogério. :-)

      É reconfortante saber que me reconhece só pela 'fala'.

      Um abraço.

      Eliminar
  13. Desde que actualizaram (????) o Blogger ficou completamente doidinho.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tantas actualizações e inovações deixaram as coisas piores do que estavam, Pedro.
      Acho que esta plataforma blogueira se está a deixar ultrapassar por outras mais eficazes.
      Quanto tiver por aqui o meu João, que me ajude a fazer as coisas como devem ser feitas, mudo-me de armas e bagagens.

      Beijinhos.

      Eliminar
  14. Caramba, até Morfeu anda a pregar partidas? Não a acolheu bem nos seus braços, o malandro.

    Eu também não sei muito da noite, sempre tenho sido criatura do dia, da luz mas, jamais seria capaz de o descrever com palavras tão bonitas.

    A minha memória também me pregou uma partida. Na tal viagem que mencionei, não passamos por Saragoça mas sim por Zamora. Só faço figurinhas tristes.

    Um beijinho Janita,

    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Morfeu, e todos os deuses que ainda estejam activos no Olímpo, Sandra. Em tempos de desassossego nenhum se dá acomodado, é o que é.
      Deixe lá, Zamora e Zaragoza é coisa para confundir qualquer uma... mesmo que uma fique em Castela e Leão e a outra em Aragão. Vê? Até rimei!!

      Um beijinho, Sandra.

      Eliminar
  15. As noites por vezes são tristes e fazem despertar, emoções mais pessimistas e pesadelos, contudo gostei do teu poema.

    Penso que não tens dificuldade em comentar na plataforma Sapo, certo?

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entre as noites tristes, e os dias desassossegados por tanto sossego, venha o diabo e escolha, Manu.

      Não. Não tenho problemas com o Sapo, com a WordPress nem com aquela plataforma que o «PontosdeVistas» utiliza.
      Só com a minha...uma pouca vergonha. :( Enfim...

      Beijinhos, Manu! :-)

      Eliminar
  16. Gostei do poema.
    Porque será que não sai identificada nos comentários. Isso nunca aconteceu no Sexta daí que nem me tenha apercebido. Agora de pois do que disse fui ao Sexta os seus comentários. Está identificada em todos
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, até fiz referência a isso no blogue das Nuvens, no seu espaço nunca tive problemas em usar a minha conta.

      Um abraço, Elvira.
      Boa noite.

      Eliminar