terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

QUEM ESCREVEU? #4 [ Reedição]

Eis que é chegada a hora de reeditar  a quarta edição desta série de Desafios. 


Esta foto mostra-vos o quadro antes de ser recortado e proposto a desafiar o vosso poder de intuição, observação e perspicácia.

A cena reproduzida trata-se de um momento na vida de uma Comunidade Amish.


Nestas comunidades Amish é proibido o uso de bicicletas. No entanto, a utilização de um tipo de transporte que parece a mistura de um skate com uma bicicleta é bastante comum entre os seus integrantes. Esse modo de deslocação está em segundo lugar em termos de popularidade, perdendo apenas para as tradicionais carroças. É bastante comum ver jovens Amish indo para a escola nesses “veículos”. A propósito, eles são chamados de Amish Scooter e são produzidos por uma empresa especializada na qual trabalham apenas integrantes da comunidade.



Esta é uma carroça Amish típica e muito comum no Condado Lancaster - Pensilvânia.

AQUI podem observar mais informação acerca destas comunidades. Para exemplificar o seu modus vivendi, semelhante às figuras representadas no quadro, trago mais esta imagem do filme "A Testemunha", referido por dois dos participantes.



Passando à segunda e terceira questões apresentadas, se tivessem ampliado o quadro, seria notória e bem visível a técnica usada na sua elaboração. Qual? Pois aqui vos trago vários exemplos do meu talento como bordadeira amadora, de ponto cruz - e não só, obviamente. Esta é uma toalha inacabada que, inacabada permanecerá.






Procurei exaustivamente o esquema do quadro e não o encontrei. Como o bordei há mais de vinte anos para oferecer à minha filha, num seu aniversário e foi ela que escolheu o motivo, é natural que esteja em sua casa. Não faço ideia. Agora também já não interessa nada.

----------------

Vamos ao que interessa: Eis os três primeiros participantes que atingiram a meta, obtendo lugar de destaque no Pódio:

UmaMaria (Sem blogue)  ___  Brancas Nuvens Negras ___  Catarina 



Acertaram e estão igualmente de Parabéns:




Sandra Martins (Sem blogue)






💙💙💙
🙏  😍  👍


Estiveram presentes:

SilvioAfonso
https://palhacopoeta.blogspot.com/

Porventura Escrevo
http://homemplastico.blogspot.com/

António
https://vidassem.blogspot.com/

Ryc@rdo
http://pensamentosedevaneiosdoaguialivre.blogspot.com/

Cidália Ferreira
https://coisasdeumavida172.blogspot.com/

Ângela
(Portugalredecourvetes)
https://portugalredecouvertes.blogspot.com/
--------------------------------------

A TODOS os participantes, o meu sincero agradecimento. 

Cá vos aguardo no próximo Desafio

 que poderá ser literário, ou não. 




**********************************

31 comentários:

  1. Que talento, menina!!!
    Gostei de me ver em terceiro lugar!!
    : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais paciência do que talento, Catarina.
      Digamos que foi uma época da minha vida em que arruinar a saúde ds meus olhos era uma espécie de terapia caseira.

      Beijinhos e obrigada por teres participado

      Eliminar
  2. Fiquei frustrada por não conseguir :)) Mas se calhar nem lá chegava, estive lá e não associei :)
    -
    Abro a janela e deixo a brisa entrar
    -
    Beijo e um excelente dia :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não fique, Cidália.
      Há mais marés do que marinheiros.

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Desafio, desafio era eu conseguir bordar algo assim!

    Gosto muito mas, acho que Deus quando me fadou, deixou de fora essa habilidade.

    Beijinho Janita!

    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Sandra foi fadada? Pois eu acho que ao nascer, fui muito malfadada.

      Um beijinho e obrigada, Sandra.

      Eliminar
  4. É muita bondade da sua parte o destaque que me deu. Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acha que foi bondade?
      Nisto não entra bondade nem ruindade, sou justa e anoto quem me vai enviando as respostas completas.
      Então, dá-me logo de uma assentada as duas respostas à 2ª e 3ª questões, logo após ter escrito a pista na 1ª é o mais rápido a enviar o nome da Comunidade. Acha que isto foi bondade? E porque razão o faria?
      Assim até me sinto desiludida e um pouco ofendida.

      PS- Comentário que lhe deixei e trago do seu blog.

      Eliminar
  5. Apreciei o seu trabalho de ponto cruz, sempre foi um tipo de bordado que me encantou. Muito bonito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que bom saber que os bordados a ponto-cruz o encantam.

      Muito obrigada.

      Eliminar
  6. Ó Janita, olha que eu sempre tentei fazer ponto cruz e nunca me saiu nada de jeito. Os trabalhos manuais não são para mim. Mas tenho muita pena! Gostava de saber fazer ponto de Araiolos....ainda não desisti dessa ideia.
    A tua toalha está linda. Pena que não a tenhas terminado.
    Foi muito fixe teres dado toda essa informação sobre os Amish. É sempre bom aprender mais coisas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. UmaMaria

      Falas falas, mas ainda não me disseste o que achas da butterfly que te dei como imagem... Gostas?

      Por falar em ponto de Arraiolos, só agora me veio à mente a pergunta que me fizeste. Também aprendi e fiz uns tapetes. Sendo menos desgastantes do que o ponto cruz, não me dediquei tanto a essa arte.
      Quando andei a procurar, neste mausoléu em que vivo, os restos mortais destas inutilidades, encontrei um bocado de juta e lãs. Mas olha, acho que se fosse agora fazer já tinha de desmanchar para ver como tinha feito.
      Não me pareces menina de ficar horas sentada a bordar, porém, que sei eu de ti e dos teus hábitos de vida, não é verdade?

      Beijinhos e obrigada pela ajuda que me deste. 😊

      Eliminar
    2. Pois claro que fiquei satisfeita com a borboleta!😊
      De facto, não tenho muito jeito para trabalhos que exijam paciência e tudo o que é bordado....gosto de ver as coisas feitas rapidamente, ou seja, não tenho paciência para estar meses à espera dos resultados...e, à medida que vou ficando mais velha, e o tempo começa a passar mais depressa, ainda menos.
      Não tens nada que agradecer. Deu-me muito gozo fazer o desafio mas, do que mais gostei, foi dos comentários.
      Beijinhos

      Eliminar
    3. Também não te aconselho a meter-te nestes labores que nos entortam a coluna e nos roubem o tempo de diversão noutras coisas bem mais agradáveis...ver passar os aviões, por exemplo!

      Beijinhos, Maria. 😊

      Eliminar
    4. Por falar em aviões, quem me dera apanhar um.

      Eliminar
    5. Estás com sorte, UmaMaria.
      Tenho uma caixa, guardada no sótão, com uma mini-colecção de aviões de todas as cores e modelos. Tens preferência por algum?

      Beijocas. 😊

      Eliminar
  7. A minha irmã tem vários quadros feitos assim entre eles um só com uma caçada em negativo. ou seja só bordado a preto e branco, e um outro com uma rua de Lisboa com o elétrico 28.
    Eu nunca fui muito de bordados. Gosto mais de borrar as telas com tintas e pincéis, ou aguarelas.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elvira
      Estou tentada a acreditar que borrar telas, com tintas ou aguarelas, deve ser bem mais estimulante do que dar cabo da vista a borrar pano quadriculado, com linhas e agulhas.
      Qualquer dia meto-me nessa experiência.

      Um abraço e muita saúde.

      Eliminar
  8. Para quem ganhou os meus parabéns. Para os outros, como eu, apenas digo: ESTUDEM, lol
    .
    Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  9. Honroso lugar em que fiquei! Bondade sua, a premiar um "nabo" em pontos - de cruz ou outros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Veja lá se lhe cai um dentinho com a graça.
      Olhe que eu agora não estou p'ra amar... 😠

      Eliminar
  10. Obrigado pela referência
    Apesar de ser péssimo nestee desafios
    😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Péssimo, mas...persistente.
      Água mole em pedra dura...😊

      Eliminar
  11. Apreciei muito o teu jeito para bordar, já eu sou uma nulidade no que toca a bordaduras :)

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora Manu, não sejas modesta.
      Não tens jeito para bordas, mas tens para coisas de maior relevo e importância. 😊

      Beijinhos.

      Eliminar
  12. Respostas
    1. Não, minha querida, não sou nem quero ser.
      Já fui mais ou menos prendada, mas hoje não sou de fazer nada!
      Nem subo a baínha das calças. Dou a fazer tudo fora, para ajudar a economia regional...

      Um abraço.

      Eliminar