sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

QUEM ESCREVEU? # 3

 



Continuamos com o Passatempo/Desafio que sei ser do agrado de Todos, incluindo até de quem não participou nos anteriores. 

Espero, contudo, que desta vez se deixem entusiasmar, pois quantos mais participantes, maior o entusiasmo geral.

Como é habitual nestas brincadeiras, peço a quem souber a resposta que a envie para o meu e-mail [fgmncf@gmail.com] e/ou, use de  uma forma subtil de modo a fornecer dicas que possam ajudar outros participantes na pesquisa e chegar à solução.

Como já frisei anteriormente serão sempre Desafios simples, apenas  um entretenimento sem intuitos didácticos. 

 



Eis a questão que desta vez vos coloco:

Sabem quem escreveu e qual o título do livro, onde se  pode ler este poema tão docinho?


Dica: Escritor/a de origem britânica e não se trata de um livro de poesia.


Boa Sorte!  😊

70 comentários:

  1. Para já, nem ideia...e não posso procurar pistas nos comentários que antecedem :(

    ResponderEliminar
  2. Podia ser um livro de receitas...mas não é...

    ResponderEliminar
  3. Se pensar em chocolate, no livro e no filme :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (adorei os dois, este ainda não li)

      Eliminar
    2. Já vi que acertaste na mouche, mas preciso de confirmar.
      Manda mail, por favor, Gábi! :)

      Eliminar
    3. Nome de quem escreveu e título do livro, Ok? :)

      Beijinhos.

      Eliminar
    4. Vou já mandar :)
      um beijinho

      Eliminar
    5. Ainda antes de enviar email, estou a gostar muito destes desafios, quer por nos mostrar autores e livros que ainda não lemos, quer por lembrar livros e autores de que gostamos :)

      Eliminar
    6. Claro que certíssimo, querida Gábi. :)
      De qualquer modo, o 1º lugar no pódio já era, e é, teu! :))

      Claro que a ideia principal é essa: relembrar ou dar a conhecer, autores e livros que podem fazer-nos muito boa companhia neste confinamento.

      Um beijinho grande e o meu muito obrigada, Gábi. :)

      Eliminar
  4. Este é mesmo para quem conhece o livro, não é o meu caso.
    Obrigado na mesma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem de pesquisar!
      Coloque no monitor de pesquisa os versos e veja o que acontece.
      Desiste com muita facilidade.
      Obrigada.

      Eliminar
    2. Não acontece nada!!!

      Mas tenho uma ideia.
      Vou mandar @mail, mesmo que esteja errada.

      Eliminar
    3. Confirmo - não acontece nada. Além do mais não tem piada responder não conhecendo o livro. Isto é para quem conhece.

      Eliminar
    4. Acontece, se traduzirmos o verso para inglês:

      “This sweetness
      scooped
      like some bright fruit
      plum peach apricot
      watermelon perhaps
      from myself
      this sweetness„

      Eliminar
    5. E se eu lhe disser que fiz a experiência e resultou?
      Quanto a haver ou não piada, isto é um DESAFIO, NÃO uma anedota.
      Esse seu raciocínio não tem razão nenhuma de ser nem cabimento.
      Também não conheço os seus poemas e gosto de tentar decifrar as charadas que neles estão implícitas...

      Eliminar
    6. É um pouco diferente interpretar uma metáfora ou andar à procura do tesouro dos templários. Posso fazer o meu comentáriozinho, ou não?

      Eliminar
    7. Seja suave nas suas réplicas, por favor.

      Eliminar
    8. Teresa.
      Apesar dessa tradução, algo atabalhoada, ainda esta madrugada recebi a tua resposta completa e certíssima.
      Obrigada.
      Um beijinho

      Eliminar
    9. Caro brancas nuvens negras.

      Pode fazer todos os comentariozinhos que desejar.
      Será sempre bem-vindo.
      Obrigada.

      Eliminar
    10. O poema que publiquei em cima é do livro original.

      Eu apenas traduzi:

      „„sweet the spoonfuls such of a divine fruit“

      Eliminar
  5. Acabei de mandar email.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Correcta e afirmativa a sua resposta, Elvira.
      Obrigada.
      Até amanhã.

      Eliminar
  6. Não conheço o livro, não li nada deste/a escritor/a (tanto quanto me recordo) e não conseguiria traduzir o poema para inglês tal e qual como fez a Teresa!! : ))

    Segue email com a resposta certa! Estou a acertar umas coisas!!!
    : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como já referi, algures, as minhas leituras têm sido por fases.
      Quando descobria um/a escritor/a que gostava, lia tudo o que esse autor escrevia. Foi assim, com esta escritora, com Paul Auster, Nicholas Sparks, Elizabeth George e tantos outros. De modo que, desde o tal onde o pirata fez de cigano, ;) até a este, tenho dezenas de livros...da mesma escritora.

      Chegou, e chegou bem. :)

      Agradeço a tua participação valiosa, Catarina.

      Eliminar
    2. Também sou como tu. Levei quase meio ano para ler todos os livros da série "Outlander" (8) de Diana Gabaldon que têm 800/900 páginas cada, mais uns quantos sobre outro personagem da série. Apenas um exemplo. :)

      Eliminar
    3. Desta escritora ainda tenho, por ler, um dos últimos que me foi oferecido pelo meu genro num Natal, este com 503 páginas. Todos sabiam da minha inclinação literária da altura, acontece é que já eu andava embrenhada nesta coisa das "internetes" e, olha, o pobre ainda ali está esperando. Já os da Elizabeth George, calhamaços de mais DE 700 páginas, não tenho um único por ler.
      :)

      Eliminar
    4. Nunca li nada de Elizabeth George. Esse género tenho lido de outros autores. Já tenho dois livros áudio na minha tablet!!!

      Eliminar
    5. É o género de leitura suspense e mistério que nos prende do princípio ao fim. Bastou-me levantar a cabeça para ver já ali a olhar para mim: "Memória Infiel" e "Morte Sem Testemunhas"
      Esta autora nunca a poderei trazer para estes passatempos. Seria difícil escolher uma parte identificável, digo eu, que não me quero meter em tais 'trabalhos'. Ainda assim, sabe Deus.
      Mais leves, os da Sveva Casati Modignani, que tenho aos montes, quiçá saia algum lá mais para a frente. Não sei. Um caso a pensar... :)

      Eliminar
  7. Minha nossa!! Estive a ler a lista dos seus livros (e foram muitos) ... Tenho um dos seus livros comprado num alfarrabista depois de ter visto o borracho do protagonista no grande écrã, que na altura todos “idolatravam”, mas que, ultimamente, tem vindo a cair aos poucos do pedestal onde o colocámos.
    Deverei preocupar-me com esta minha memória?!! : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Catarina, creio que sobre o 'galã' que continua galã, mas mais caído, também nós, né? o resto já foi dito acima.

      Beijinhos a saber a...eheheheh

      Eliminar
    2. Não me referia ao seu aspeto físico, mas sim ao seu comportamento. Não fui clara.
      : )

      Eliminar
    3. Ah...não sabia que o Eduardinho mãos de tesoura, andava por maus caminhos... :(

      Eliminar
  8. Seguiu resposta (certa) pelo correio que é electrónico.
    Beijinho, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás a ficar um craque nestas coisas, António.
      Tudo vale a pena quando a alma não é pequena, verdade?

      Certíssimo!

      Beijinhos

      Eliminar
  9. Resposta enviada por mail.

    Do autor/a desconfiei logo, porque conheço e já li. Estava indecisa entre dois.

    Bom fim-de-semana, Janita.

    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já confirmada, certa e respondida, Sandra.
      Peço desculpa por vos ir respondendo, aqui no blog, aos soluços, mas com este dia de sol brilhante e radioso, tive tanto que fazer nos anexos e no exterior, que sentar-me ao PC até seria um crime. Havia folhas por tudo quanto era canto.
      Dei prioridade às resposta do 'correio', como era minha obrigação. :)

      Obrigada por participar nestas brincadeiras que sempre nos ensinam algo mais e nos ajudam a passar o tempo.

      Um beijinho e bom fim-de-semana.

      Eliminar
  10. Outra vez? A Joaninha, perdão, a Janita não tem mais que fazer para além de moer o juízo aos visitantes? Melhor fora recolher-se ao seu quarto a escrever una versos ou ir tratar do seu jardim, nomeadamente da laranjeira.
    b.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu Amigo reclama, reclama, mas ninguém o bate nisto de deixar pistas valiosíssimas. Para além de, é claro, nem precisar de confirmação cá da dona disto tudo. Sim senhor, uma verdadeira e agradável surpresa a sua participação, José. Estou deveras encantada.

      Um beijinho com o meu profundo reconhecimento.
      :)

      Eliminar
  11. Já mandei a resposta.
    Devo dizer que há muitas no Algarve!😊



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mandou e muito bem mandada. :)
      Ó-Ó...então não havera de haver? - e dulcíssimas, por sinal. :)

      Beijinhos, UmaMaria. Obrigada.

      Eliminar
  12. O poema em Inglês que a Teresa aqui deixou basta para lá chegarmos!
    Por acaso já li há muito!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem, assim todos soubessem o quanto essa pista poderia ser aproveitada. Vamos com calma que isto ainda agora começou...:)

      Também li há montes de tempo, tivesse mais disponibilidade e estaria na altura de o reler.

      Abraço, Leo e obrigada pela tua participação.

      Eliminar
  13. Eu achei muito simples. Pesquisei apenas pela receita e imediatamente me apareceu. Não conheço este livro, aliás daquela autora só tenho um livro, e um filme baseado no livro. Não li mais nada dela.
    Abraço, saúde e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também fiz essa experiência e resultou, Elvira. Por isso considerei ser fácil a todos chegar à autora e ao livro.

      Bom fim-de-semana e um abraço.

      Eliminar
  14. Eu traduzi apenas:

    „sweet the spoonfuls such of a divine fruit“

    No livro original é que encontrei:

    „This sweetness
    scooped
    like some bright fruit
    plum peach apricot
    watermelon perhaps
    from myself
    this sweetness„

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu percebi, Teresa. Ainda que comigo e com a Elvira tenha bastado a pesquisa apenas com os três versos. Provavelmente com os outros amigo também.

      Eliminar
    2. Não interessa como eu pesquiso, Janita, o que interessa é que eu chegue lá.
      A minha pesquisa também foi com os três versos, mas em inglês, isto é, na língua original do romance, daí ter sido fácil encontrar a autora.

      Eliminar
    3. Claro, Teesa.
      Pesquisa é pesquisa, seja em que idioma for.
      Chegaste à solução rapidamente e fiquei feliz por ter-te aqui a participar. Até vou ver se consigo criar um pódio.
      A nossa Gábi no centro e a Elvira contigo a ocupar o segundo e terceiro lugares, respectivamente. :)

      Beijinhos


      Eliminar
    4. Não preciso de pódios, a minha divisa é mesma da Cidália Ferreira:

      „Independentemente de estar certo ou errado, importante é participar“

      Sem nunca esquecer o nosso „mestre“ 💙

      Eliminar
    5. Teresa

      O nosso Mestre como, aliás, já te o disse e aqui reitero, é insubstituível. Antes da sua partida já eu fazia estas brincadeiras - não literárias, mas outras - nas quais ele nunca deixou de participar e incentivar. Creio que este tipo de iniciativas são uma forma de dinamizar a vida blogueira, sobretudo no nosso blogpbairro.

      Quanto ao Pódio, não só o vou publicar como até já o criei.
      Será mais uma gracinha a acrescentar nesta diversão e convívio entre a 'vizinhança'.
      Como dizia alguém: "Quem manda aqui sou eu" 😊

      Beijinhos 💙

      Eliminar
  15. Olá Janita
    Já sabes que sou uma nulidade nestas investigações, mas já tentei e vou continuar a tentar, pode ser que atine.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, Manu, não és nada uma nulidade nisto. Não digas isso, não te minimizes que eu não gosto, até porque te conheço e sei que és tão capaz de chegar lá como qualquer uma das outras participantes. Lembro-me das tuas participações nos Desafios do Rui e acertavas.
      Talvez não saibas bem por onde lhe pegar e, sobretudo, não conheças a escritora, aí fica mais difícil.
      Já experimentaste colocar os versos no monitor de pesquisa do Google? Experimenta, anda lá. :)
      Amanhã se vir que isto não avança, coloco mais uma dica, como de resto, o nosso Mestre fazia. :)

      Beijinhos, querida, Manu.
      Não desistas, OK?

      Eliminar
    2. E veio daí uma força boa, acho que já descobri, logo que possa mando mail.

      Beijinhos Janita

      Eliminar
    3. Que contente fiquei querida Manu.
      Veio o mail e com tudo direitinho. Valente!
      Quando acreditamos em nós, não há forças adversas que nos detenham.
      Um grande beijinho e o meu orgulho em ti, Amiga!
      Obrigada.

      Eliminar
  16. Respostas
    1. 😊 Não é, Miguel.
      Oscar Wilde creio que era irlandês e ESTA escritora é britânica.
      Mas já que começou agora é 'obrigado' a pesquisar e olhe que já tem aí nos comentários pistas suficientes para acertar em cheio.
      😊 Estou a brincar. Aqui, ninguém é obrigado a nada.

      Eliminar
  17. Boa noite janita
    Coloquei está no mail. Independentemente de estar certo ou errado, importante é participar :)
    -
    Quero deambular, livre do meu medo
    -
    Beijo, e um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, Cidália.

      É isso mesmo, o importante é participar e...esforçar-se para acertar. 😊

      A Cidália já acertou em 50% e, com um pouquinho mais, vai atingir a meta final. Força aí, companheira de jornada! :))

      Eliminar
    2. Parabéns, Cidália!

      Certissimo. Atingiu os objectivos. :)

      Fico muito contente com mais este triunfo.

      Boa noite e obrigada.

      Eliminar
  18. Gostava de saber responder sem ver a solução, mas não sei mesmo. Seja como for, parabéns pelo desafio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois de ver a solução, todos acertavam, Maria Dolores! :))

      Muito Obrigada.
      Um abraço

      Eliminar
  19. Atrasado como é meu hábito mas cá estou para te avisar que vai segui mail com um nome que quero crer seja de quem escreveu a coisa e que muito me surpreende ser obra de um gajo. (eheheehh).
    Beijinhos com sorrisos doces.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acertaste no nome da escritora e olha lá que já é muito bom, Zé.

      Não tarda nada sai a reedição.

      Beijinhos, sem galhofa. 🥰

      Eliminar