terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

NABICE POÉTICA. #2

 


Quem tiver boa memória por certo se lembra do pequeno nabo que encontrei esquecido no frigorífico, engelhado e quase murcho, porém  a dar indícios de querer florir, qual planta de toucar. Quem já se esqueceu faça o favor de clicar AQUI.

Em água continuou e, em poucos dias cresceu um pouquinho mais e agora está assim.



Ora, tal facto, leva-me à seguinte reflexão poético filosófica:


...a água é fonte de vida

que tudo faz desabrochar e desenvolver

se houver um pouco de calor, 

melhor.

Desenvolve a rama do nabo, faz-lhe nascer a raiz

alegra-me o olhar a mim

dá-me motivos para sorrir __ e,  como existo,

logo penso.

Bem, penso que isto de ver 

um nabo ser tratado como flor

se calhar não é nabice  nenhuma.

É antes um acto de amor.

Que vos parece? __

É loucura, nabice  ou romantismo?


***** 💚 *****


36 comentários:

  1. Não é loucura, não senhor, é um milagre da natureza.
    Um nabo a crescer, dá gosto ver.
    Já experimentaste fazer o mesmo com batata doce?
    Beijinhos Janita
    😘😘🌺

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sábia frase, amiga!
      "Um nabo a crescer, dá gosto ver." 😅
      Sim, já experimentei. Por saber do efeito trepadeira desse tubérculo, é que resolvi fazer o mesmo com o nabo.
      A saga vai continuar.

      Beijinhos, Manu. 🥰

      Eliminar
  2. Todas as reflexões sobre a importância e frutificacao da vida são boas de ler
    😊
    Gostei

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todas! Reflectir é preciso. 😊

      Obrigada Miguel.

      Eliminar
    2. E hoje em dia, é preciso e de que maneira
      😊

      Eliminar
  3. Amor a um nabo??
    Conheço muitos casos semelhantes :))))
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu, Pedro. Olhe pra mim que eu olho pra si! :))
      Beijinhos.

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Ah!.. Só mesmo uma Mulher romântica pode compreender outra... 😊

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Também eu, Catarina.
      É a vista do pequeno jardim da casa de Bussum, Baixos Baixos, captada a partir da janela da cozinha, onde o meu filho morou.

      Beijinho.

      Eliminar
    2. Jesus! Que taralhouca, estou.
      Paises Baixos, obviamente. 😊

      Eliminar
  6. Costumo fazer isso com batata doce. Durante um bom tempo tenho uma bela planta verde alegrando a casa.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu, Elvira. Desta vez quis fazer nova experiência. 😊

      Um abraço e muita saúde.

      Eliminar
  7. Bom dia
    Estava a morrer e floresceu.
    Um belo exemplo para a propria vida humana .
    Quem é a favor da "Eutanásia" devia pensar neste Ex.
    Pode ter havido carinho , mas a natureza fez o resto.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, JR.
      Sim, se a mãe natureza não me tivesse previamente alertado com o indício de uns pequeníssimos rebentos, a lembrar que o legume ainda tinha vida, talvez este nabo tivesse seguido para compostagem. Assim, restitui-lhe nova vida.
      Quem dera que a vida humana também pudesse ser, deste modo, reavivada, mas...é diferente.
      Eu, se um dia me tornar num vegetal, prefiro a eutanásia.
      Lembra-se do espanhol Ramón Sampedro? Depois de vinte e cinco anos a olhar para o tecto e depois de lutar pelo seu direito a morrer com dignidade, disse BASTA.
      Um abraço.

      Eliminar
  8. É impossível não te imaginar sentada numa posição "lotus" contemplando o nabo vendo crescer-lhe o penacho verde. Acredito que com o passar do tempo ele irá comunicar contigo, contando-te os segredos da terra e agora também da água e do ar que vos rodeia.
    Perguntas se é loucura, nabice ou romantismo. Eu entendo que é uma mistura das três hipóteses em diferentes percentagens.
    Beijos crescendo com sorrisos.

    §-diz ao nabo que eu mando um abraço (e acredita que não é o primeiro que eu abraço).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, Kok! Não fico especada a olhar para o nabo. Era o que me faltava!! Coloquei o copo na marquise para ter mais luz e sol - quando houver - vou acrescentando um pouco de água à medida que ela se vai evaporando, e deixo o tempo fazer o resto. 😊

      A propósito de abraçar nabos...lembrei-me agora que também abracei um, aqui à atrasado, se não me engano, a última vez até foi em Lisboa, na Casa do Alentejo. 😂 😂 Tou brencando, moço!
      Não te zangues.

      Beijinhos e abraços, Zé! 🥰

      Eliminar
    2. Zangar-me contigo? Também não sou assim tão nabo... :))

      Eliminar
    3. Ah...Zé, estás aqui?
      Olha, se não te zangaste, espero que também não fiques zangado pela tua rosa-negra ter vindo enfeitiçar quem vem ver e dançar, no postal que se segue.
      Beijinho. :))

      Eliminar
  9. Nabos, tal como chapéus há muitos, e nascem e crescem como moscas na Verão. Mas o seu nabo ´é de refinada colheita.
    (A geringonça a que me referi anteriormente foi este PC)
    bjis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que sim, mas eu lá queria um nabo vulgar de Galileu?
      Nem pensar...nabo que venha ter à minha mão tem que se refinar, ficar original e belo. Venha ele todo engelhado que há-de arribar, ora essa!
      Ah...entendi! 😊

      Beijinhos.

      Eliminar
  10. É arte!

    Comigo, com o jeitinho que tenho para flôres ( de que gosto tanto!), já tinha perecido, coitado.

    A minha mãe e irmã mais velha é que são habilidosas para as flôres. E sim, com elas é que lembro da técnica da batata-doce.

    Ai Janita, a água é Vida mas o Sol também. E eu já estou cansada desta chuva!

    Não consegue meter uma "cunha" ao "Mau-Tempo"?

    Um beijinho!

    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então não é, Sandra? Arte natural e do mais puro que há!
      Aguardem, para ver. Pois se o Bordalo II faz Arte a partir de lixo, artista de gabarito que sou, o que não posso eu fazer com um nabo ainda em boas condições? Ó-Ó.

      Cunhas ao Manel Mau-Tempo, EU?... Ele lá que saber de mim. Para ele eu nem existo. 🧐 É melhor a Sandra ir bater a uma porta mais 'influenciadora'. Pobre de mim, de mim, ninguém gosta. 😷

      Um beijinho. 😊

      Eliminar
    2. Sabe que estive para digitalizar uma página do tal livro do desafio e mandar para ele? Por falar de algo que ele gosta.

      Mas, como a malta daqui diz "não me astrevi", tive receio de estar a abusar da confiança.

      Se calhar devia ter mandado. Era assim "troca por troca".

      Ora Janita! Uma "influencer" como você!

      Um beijinho!

      Sandra Martins

      Eliminar
    3. Sandra, "astreva-se" então a menina. Eu não tenho vocação para influencer, acredite ou não.

      Beijinhos.

      Eliminar
  11. E assim nasceu um poema fascinante de ler. Será que as folhas do nabo vão "perfumar" uma boa sopa?
    .
    Uma semana feliz. Cumprimentos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prognósticos, meu caro, só no final desta série.

      Obrigada, igualmente, felicidade nesta semana e sempre.
      Boa tarde.

      Eliminar
  12. Parece-me que a rama ainda vai acabar em sopa!
    Sou uma prosaica. :)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que não, Leo, olha que não! 😊

      Um beijinho.

      Eliminar
  13. lembro-me que faziam crescer ramos de batateira doce!
    então porque não um nabo!?
    esse belo jardim da foto de cima, é o teu jardim?
    está belíssimo:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso mesmo, Ângela.
      Justamente por já ter feito a experiência com a batata-doce, quando o nabo se me deparou, engelhado e de tímida ramagem, logo pensei em pô-lo à prova. 😊
      Não, minha amiga, o belo jardim é (era) do meu filho. Agora vive noutra cidade.

      Beijinhos.

      Eliminar
  14. lembro-me da anterior cena do nabo Gostei de saber que se encontra de perfeita saúde!:) Está muito viçoso. É amor ao nabo! :)
    -
    Alma desassossegada...
    -
    Beijo, e um excelente noite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim. E bem sabe amar, quem um nabo ama.
      Boa noite, Cidália.

      Eliminar
  15. Menina, como ficou lindo!
    _ vou animar comprar nabo e deixar no refrigerador esquecido rsrs quem sabe consigo essa proeza ... adorei o resultado, Janita
    Lógico que é um belo ato romântico , cheio de graça.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela boa-vontade, e pela sonora gargalhada que o seu comentário me arrancou, querida Lis. Eheheheh
      Mais uma semana e vamos ver, novamente. como o nabo se comporta, valeu?

      Beijinhos

      Eliminar