domingo, 14 de fevereiro de 2021

CHUVA.

 

Foto minha.

Goza a paisagem 

fresca da minha ferida,

quebra juncos e riachos delicados.

Bebe na coxa de mel

o sangue derramado.


Palavras de Federico García Lorca

Tradução minha.



                                                                           



La lluvia tiene un vago secreto de ternura,

algo de soñolencia resignada y amable,

una música humilde se despierta con ella

que hace vibrar el alma dormida del paisaje.


Es un besar azul que recibe la Tierra,

el mito primitivo que vuelve a realizarse.

El contacto ya frío de cielo y tierra viejos

con una mansedumbre de atardecer constante.


Es la aurora del fruto. La que nos trae las flores

y nos unge de espíritu santo de los mares.

La que derrama vida sobre las sementeras

y en el alma tristeza de lo que no se sabe.


La nostalgia terrible de una vida perdida,

el fatal sentimiento de haber nacido tarde,

o la ilusión inquieta de un mañana imposible

con la inquietud cercana del color de la carne.


(...)


Manel Mau-Tempo aka Cigano Maltês aka Atravessado, espero que passes por aqui, porém, mesmo que não passes, se alguém clicar AQUI , saberá a quem é dedicado e porque razão criei este poético momento. 😊


*******************************************

E, já agora, porque me lembrei de repente - cabeça a minha - que hoje é Domingo de Carnaval, vamos atenuar a nostalgia com esta batucada e o Martinho da Vila?
Bora lá, Manel! Juntemo-nos todos ao batuque




💗   😍



39 comentários:

  1. Ouvir
    a chuva a cair
    quase que chegava

    e o poema
    reforça
    e o violino
    o sublinha

    «La lluvia tiene un vago secreto de ternura,
    algo de soñolencia resignada y amable,»

    Abraço, largo, largo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, amigo Rogério, volte cá,
      agora temos batuque
      e a certeza de que a
      Vida vai Melhorá.

      Outro abraço de 20 segundos. Chega?

      Eliminar
    2. Fico-me pelo violino...
      ...para não me dispersar
      no que sinto

      Eliminar
    3. Volto atrás para deixar abraço
      ainda mais demorado

      Eliminar
    4. Ok!...Introduzi o Martinho e a sua alegria contagiante, mas vendo bem corto o momento sublime das palavras de Lorca e do som do violino. A intenção foi boa, mas...

      Veja lá Rogério,
      tenha cuidado
      passar bruscamente
      da abstinência
      para o exagero,
      nunca dá bom resultado.

      Eliminar
  2. Adoro ver chover, esteja eu onde estiver, menos levando com ela ( a chuva ) em cima.
    Gosto muito de ouvir Martinho da Vila. Conversei com ele há uns anos no Colombo - Lisboa.
    .
    Tenha um dia dos namorados, com Amor, Saúde, e Paz.
    Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Rcardo nunca dançou à chuva?
      O Gene Kelly gostava muito.

      Obrigada, igualmente.

      Eliminar
  3. Muito legal e a vida deve mesmo melhorar!!! URGENTE,rs..bjs, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois de batermos no fundo já só podemos subir, Chica.

      Boa semana, beijinhos.

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Se valeu para si, crítico rigoroso e exigente, então, isto está mesmo muito bom. Obrigada.

      Boa Noite e um abraço.

      Eliminar
  5. Gostei bastante da publicação. Obrigada!!
    -
    São as nossas raízes, a linha da minha paixão
    -
    Beijo. Bom Domingo. Feliz dia de Sº Valentim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que lhe agradeço, Cidália.
      São Valentim? Não conheço.

      Beijo.

      Eliminar
  6. fico sem saber o que dizer :) mandava-te um ramalhete de chuva e trovoada, mas acho que preferes bom tempo... muito agradecido e bom carnaval. beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manel, meu Amigo Manel, eu gosto de chuva. Trovoada é que não.
      Mas, contigo por aqui, venha granizo, venham relâmpagos e água despejada a cântaros, nada me assusta nada me mete medo. :)

      Venham de lá esses ossos. :)

      Eliminar
  7. Fiquei aqui um tempo, embalada pelas palavras recitadas de Lorca. Tão bonito. Assim como as chuvas do Manel Mau-tempo.

    E agora é que vou um bocadinho até ao Carnaval. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há já um bom tempo que andava a ouvir este poema belíssimo a que a voz de Joan Mora dá um especial encanto. So estava à espera da ocasião de obter uma foto que condicesse com o vídeo.

      Isso de fazer referência ao Carnaval já foi acrescento meu. O encontro deste grupo de cantores brasileiros e gravação desta música nem tem nada a ver com carnavais, Luísa. :)

      Um abraço

      Eliminar
  8. Fico deliciada com a chuva.
    Gosto de ouvir chover e quando é miudinha não me importa que ela bata devagarinho na minha cabeça.
    Quanto ao Carnaval,não vou falar, porque não gosto🙄

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto não é Carnaval Manu, não há plumas nem marchas de sambódromo. É alegria, é ritmo, é não deixar que o povo brasileiro colapse. Até o Ney Matogrosso lá está, viste?
      De certo modo quis amenizar um pouco a nostalgia das palavras de Lorca. Cada pessoa interpreta como quiser.

      Beijinhos, Manu.

      Eliminar
    2. Abri o teu post no Tm e não vi nem ouvi a canção.
      Hoje já compreendo este ritmo animador :)

      Beijinhos Janita

      Eliminar
    3. Então, Manu, fizeste bem em rever.

      Beijinhos, boa semana.

      Eliminar
  9. Gosto de contemplar a chuva da minha janela. Já conduzir à chuva, nem por isso!
    Quanto à batucada, vamos nessa Vanessa! Tá a dar a Daniela Mercury na TV. Gosto muito dela!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois...no aconchego do nosso Lar, tudo o que se passa lá fora, e não nos atinge, é visto com bons olhos, né? :-)
      E o ponto alto e parte principal desta publicação, também gostou, Dona UmaMaria?
      Já gostei mais da Mercury do que gosto agora nem ela faz parte disto, portanto, não interessa nada...

      Beijocas.

      Eliminar
    2. No meu tlm não vejo video nenhum.....🙄

      Eliminar
    3. UmaMaria.
      Aqui estão dois vídeos
      e uma fotografia... :-)

      Beijinhos

      Eliminar
  10. Uma excelente escolha Diria mesmo uma maravilha ouvir o poema ao som do violino. Decerto que o Manel gostará da lembrança.
    Mas a batucada? E eu até gosto do Martinho da Vila e do Carnaval mas...
    Abraço, saúde e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diria e diria muito bem, Elvira. Este vídeo está um mimo - assim diria quem nós conhecemos bem - . Quanto ao Manel, se não tivesse gostado nem teria cá vindo e ele...veio!
      Já no que à batucada respeita, olhe, antes do seu "mas...", já eu tinha também colocado as minhas reticências.
      Acredite, minha amiga, toda a gente tem um, ou mais, "mas..." no seu percurso. Basta um pequeno passo em falso e até o texto, o poema, a obra mais bonita, fica toldada pela sombra da vaidade de a querer mostrar a toda a gente...Não foi o meu caso, mas...

      Boa tarde, boa semana, um abraço e muita saúde, cara Elvira.

      Eliminar
  11. Bom dia
    Chuva ! Um tema sempre propicio á poesia.
    Martinho da Vila ! A vida vai melhorar.
    Duas boas escolhas .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom tarde, JR!

      É verdade, todos os elementos da natureza parecem despertar a Musa que vive na Alma dos Poetas.
      Muito grata pelas suas assíduas visitas e amáveis palavras.

      Boa semana e um abraço.

      Eliminar
  12. Canta minha gente que a mim não apetece :(
    A primeira foto está muitíssimo boa.
    Beijinho, Janita, boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Canta, António, canta, mesmo sem te apetecer e até nem tenhas boa voz. Quem canta seus males espanta.

      Muito obrigada pelo elogio à minha foto. A única aqui, vá! :-)

      Beijinho António, boa semana.

      Eliminar
  13. Eu não sei se a trilha sonora
    melhorou a minha percepção ou
    foi a poesia que me deixou assim,
    tão melhor.
    Um beijo e bom dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora aqui está, minha gente, quem reconhece ter melhorado ao vir visitar-me.
      Creio que foi tudo, caro Poeta, foi tudo. A poesia, a voz do Martinho da Vila, o requebro do batuque e a alegria que vós, povo brasileiro, traz no sangue, no corpo e na voz.

      Obrigada e um abraço.

      Eliminar
  14. Respostas
    1. Eu também acho que sim, Leo! :-)

      Um abraço, boa semana.

      Eliminar
  15. Há dias, ou talvez momentos em que é agradável o som do bater da chuva, não muito forte e sem vento à mistura. Melhor ainda se acompanhado pelo som de uma melodia condizente.
    Antecipou o Carnaval? O Martinho da Vila ouve-se sempre com agrado.
    bji.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na vida existem momentos para tudo. Para apreciar a chuva, o sol, as flores, as crianças, e tudo o que nos encantar a alma e o olhar.
      Eu sou assim, não espero. Quanto mais cedo melhor, até porque tudo se vai acabar na quarta-feira.
      Sabe? Condizente ou condicente, é tudo a mesma coisa e, se não for, passa a ser.

      Beijinhos.

      Eliminar
  16. Garcia Lorca uma vítima da besta fascista
    Gostei

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi Lorca e outros, apoiantes da Frente Popular, segundo reza a sua biografia.
      Obrigada, Miguel.

      Boa noite.

      Eliminar