quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

QUEM ESCREVEU? #2

 




O repto lançado aos amigos e visitantes deste espaço, que foi inaugurado com sucesso, porém sem estratégia, fica de novo no ar.
Desta vez peço a quem souber a resposta que use de alguma subtileza para não denunciar abertamente o nome do autor ou título do livro em questão.
Trata-se de um Haiku. Quem não souber poderá chegar à solução se pesquisar.
Como já frisei anteriormente, serão Desafios simples, apenas  um entretenimento sem intuitos didáticos.  




Sabem quem escreveu este haiku e de que romance faz parte?


Dica: O  autor deste romance é um premiado escritor canadiano cuja primeira obra foi distinguida com o Prix Anne - Hébert.


Uma história apaixonada sobre

a continuidade da vida, o amor

e o encantamento das palavras.


Boa Sorte!  😊


***************************************


64 comentários:

  1. Desisto
    Se bem que a esta hora tb me recuso um bocadinho a pensar
    😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tente amanhã de cabeça mais fresca, Miguel.😊
      Obrigada.
      Um abraço.

      Eliminar
  2. Bom que vim aqui há pouquinho e não vi estes post nem o seguinte pelo que comentei o poema da noite referindo-me ao facto de que no Sexta nunca deixou de estar identificada. Quanto ao Haiku, não faço a mínima ideia de que livro foi tirado, nem quem é o autor.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Provavelmente quando a Elvira cá esteve, o postal anterior estava a ser completado com a adenda.
      Com um pouco de pesquisa tenho a certeza que chegaria à solução deste 2º desafio, mas a Elvira é quem sabe se quer participar ou não. Talvez amanhã ou depois de amanhã, quem sabe? :-)

      Um abraço.

      Eliminar
  3. Para já não faço ideia, vou procurar pistas nos comentários que antecedem e pesquisar...

    ResponderEliminar
  4. Para já nada de pistas em comentários. Perguntei a uma das minhas irmãs que sugeriu um nome. Quem deverá saber é a Catarina, gostando de ler e estando no Canada...talvez ela apareça por aqui com pistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para trás...faz a burra.
      Olha mas é prá frente, Gábi. 😂

      Boa ideia, vou dar um pulinho até Toronto a ver se a Catarina quer passar por aqui.

      Beijinhos e obrigada. 😘

      Eliminar
  5. Em pesquisa no Google fui ter a página de queijo amanteigado Paiva e não sei porquê está-me a apetecer comer um pouco de queijo...vou continuar a procurar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 😂 Só tu enches uma casa, Gábi.

      Bem-hajas!

      Eliminar
    2. Hahahaha ... Acabei de tomar o pequeno-almoço e também pensei na tal fatia de queijo amanteigado que iria muito bem depois de um smoothie. : ))

      Eliminar
    3. 😊 Como sabem, não sendo este um livro de poesia, o romance está cheio destes pequenos poemas orientais, escolhi este justamente pelas saudades de um bom naco de queijo amanteigado...Eheheheh

      Beijinhos a ambas. 😘 😘

      Eliminar
  6. Acho que já descobri o nome do autor e da obra - para revelar que descobri sem os mencionar - uma das obras de Tennessee Williams tem em parte o mesmo título da primeira obra deste autor Canadiano. Vou pesquisar mais sobre o autor, acho que nunca li nada dele

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora, sou eu que vou confirmar se posso garantir que não necessitas de continuar a pesquisa, ou, dizer que vás continuando a aconselhar-te com as tuas irmãs.

      Depois te direi, Ok?

      Eliminar
  7. Respostas
    1. Isso significa que já à uma da matina sabias a resposta?

      Vou confirmar...

      Obrigada pela alegria que emprestaste ao desafio. 😊

      Beijinho matinal.

      Eliminar
    2. Correctíssimo, querida Gábi!!
      Estás certíssima...😊

      Já estás no 1º lugar do pódio.

      A TODOS os 'desafiáveis' de boa-vontade:

      Sigam a pista que a Gábi vos deixou e chegam lá direitinhos, mas quero indicações sem esclarecer totalmente, sff.

      Eliminar
    3. Grande Gábi! Vou tentar seguir essa pista.

      Eliminar
  8. O carteiro não toca sempre duas vezes mas tem uma vida peculiar de acordo com o Denis.
    Assim está bem, comadre?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perfeitamente...perfeito, compadri! 😊

      (Eu sabia que o Pedro não me ia deixar ficar mal.)
      Obrigada.

      Beijinhos

      Eliminar
  9. Mas que maneira peculiar de me infernizar a vida! Sei lá quem escreve coisas assim - só poder ser um sujeito solitário, é o que é. E a Janita, pimba, entretém-te a gozar de palanque as almas que por aqui circulam.
    1 bji.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Heheheheheh...Boa!!

      Ah, José, nunca diga que não percebe nada disto, o meu amigo quando quer é...um dos MAIORES!! 😊

      Beijinhos e um grande Bem-Haja.

      Eliminar
  10. Eu e os enigmas? Decididamente "não me dou bem" com estes assuntos e a norma é raramente acertar uma.
    Por isso o meu contributo será fraco porém não deixarei de tentar.
    Mas minha amiga, poeta canadiano? Não faço ideia mas sei que conheço esse verso, talvez ouvido de alguém numa citação ocasional.
    Beijinho.

    $-ocorre-me uma lembrança: uma sombra, uma mesa, um banco corrido com amigos sentados, uns queijinhos de cabra, um pão "daqueles" e uma (ou mais) garrafa de tinto alentejano. (inté me estou babando).
    Não sei se isto pode ser um poema mas a concretizar-se seria "uma beleza".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, Kok...vou aconselhar-te a fazer como fez a Elvira Carvalho:
      envia-me a tua resposta por mail. Só depois te poderei dar uma resposta concreta.
      Sei que é extremamente difícil responder nas entrelinhas, eu própria não o saberia fazer, essa é que é essa.
      Manda-me lá o nome do livro onde leste este «verso»... 😛

      Beijinhos, amigão.

      Eliminar
  11. Acho, teu desafio
    extremamente didáctico
    Aprendi como pôr meio-mundo
    a correr que nem barata tonta
    como quando eu brincava ao pau-queimado
    e o escondia
    num lugar que não fosse encontrado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o Rogério, aprendeu alguma coisa? Não?
      Então, de que está à espera
      para pegar nas dicas
      e ir ao fundo da questão?

      😎

      Eliminar
  12. Sinceramente, não faço a mínima ideia de quem escreveu este haiku e como não gosto de queijo, vou esperar que se derreta e aguardar pelas respostas de gente que sabe muito mais do que eu.

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manu, querida Manu,

      É claro que não fazes a mínima ideia.
      Tens que pesquisar, mas se não estiveres para aí virada, não te apoquentes. Eu sei que não és adepta destas charadas e compreendo perfeitamente, amiga.
      Agradeço a tua vinda e considero-te na mesma.

      Beijinhos grandes.

      Eliminar
  13. Bom eu mandei esta manhã um email. Não sabia como deixar aqui a minha resposta.
    Abraço e saúde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na mouche, Elvira!

      Já lhe pedi desculpa pelo atraso da minha resposta e expliquei as razões. Acrescentei também iria usar o seu exemplo para sugerir a quem souber a resposta e não encontrar meio de o dizer aqui sem estragar o passatempo, para me enviar a resposta por email. :-)

      Obrigada e um beijinho grato

      Eliminar
  14. Não consigo resistir a dizer uma piada.
    Isso é um anúncio da "Pérola do Bolhão".
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, Sr. das Nuvens...sinto-me cheia de remorsos pela trabalheira que lhe dei a engendrar uma maneira de me fazer chegar a resposta, subtilmente empacotada, e de uma maneira prodigiosamente engenhosa. 😌 😯
      Dou-lhe os meus mais sinceros parabéns, porém, de si não esperava menos. 😉
      Sabe quem teve que ir pesquisar? Fui eu! 😛

      Um abraço grande e o meu obrigada.

      Eliminar
    2. Ah, remorsos, porque poderia ter sugerido que a vinda da resposta por mail não seria de todo descartáve,. Apenas por isso. No fundo, no fundo, ainda bem que o não fiz. Quem me fez andar de cabeça à roda foi o Luís. 🤩

      Eliminar
  15. Devido à diferença de horário nem sempre vejo as postagens a tempo e horas. Não dei conta do penúltimo desafio, por exemplo. : ) Só ontem à noite é que vi este e já era por volta da meia-noite. De momento, não sei qual é a resposta. Sei que o Prémio Anne-Hébert é um prémio concedido ao primeiro livro de um autor da província do Quebeque, escrito em francês.
    Vou pesquisar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei Catarina, mas como diz um nosso amigo vizinho do blogobairro: "Só chega tarde quem nunca chega".
      Tu chegaste e em pouco tempo deslindaste o 'mistério'.
      A pesquisa resultou em cheio.

      Parabéns. :-)

      Eliminar
  16. Quem ele é já sei, ou não tivesse eu sido aluna do nosso querido e saudoso Rui.
    Agora tenho de procurar o resto.
    Isto dá mesmo trabalho que gosto de fazer!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não recebi o teu mail, Leo.
      Já enviaste?
      Não me lembro do Rui ter incluído este autor em nenhum dos seus Enigmas. Depois, por mail, esclarece melhor, por favor.

      Beijinhos.

      Eliminar
    2. Referias-te a este?
      Pensei que era ao meu.
      Eu só quis aludir à técnica da pesquisa e não ao autor.
      Não me lembro do nosso Rui falar deste autor .

      Abraço

      Eliminar
  17. Uma dica muito peculiar levou-me ao livro, penso eu de que... :)
    Vou à procura do mail.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há dicas que, de tão peculiares, depressa nos levam à solução dos enigmas mais intrincados... 😊

      Abraço.

      Eliminar
  18. Deu erro o mail.
    Importas-te de mo mandar?

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. fgmncf@gmail.com

      Ei-lo de novo.

      Quem preferir pode enviar a resposta por essa via, sem queimar os neurónios a pensar num esquema que preserve a continuação do «mistério».

      Obrigada a TODOS.

      Eliminar
    2. Ah!... Também não tenho o teu e-mail, Leo.
      Envia então a tua resposta para eu ficar com o teu endereço.

      Eliminar
    3. Recebido e respondido, Leo. Obrigada.
      Mais certo seria impossível, assim como impossível me foi estar aqui a falar connvosco há mais tempo.

      Esta minha nova ida ao dentista, hoje, deixou-me de cara à banda - literalmente.

      Um abraço


      Eliminar
  19. Não li o livro. Já o tenho no meu tablet e também requisitei o seguinte. Fiquei com curiosidade de saber o que acontece a seguir... Quando pesquisei tive que decidir se o iria fazer em português, em inglês ou em francês. O título em francês é totalmente diferente. O queijo “amanteigado” deve ser o mesmo que “dourado”... : )) E de tanto pesquisar sobre queijo, apetece-me mesmo um queijo amanteigado neste preciso momento. Tenho apenas 4 tipos de queijo no frigorífico e nenhum deles é amanteigado... Que irritação!
    Sendo assim... B começa a ler os haicais que S escreve a G... que malandro!!!
    Gostei do desafio. Gostaria de ver muitos mais no teu blogue. Estás sempre a pensar em formas de distrair o “pessoal” para sairmos desta monotonia... clap clap!! : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Catarina

      Este livro comprei-o, creio que em 2016, numa estação de correios na Charneca de Caparica, durante umas férias em casa do meu filho. Nunca mais li nada do autor.

      Apenas 4 tipos de queijo? 😅 😅 Eu só tenho de um tipo: dois pequenos queijinhos frescos.

      Oh...muito obrigada pelos aplausos.

      Beijinho

      Eliminar
    2. Catarina, eu tenho três e um deles é amanteigado.
      Adoro queijo e desafios destes!

      Abraço

      Eliminar
    3. Gosto muito de queijo amanteigado. Adoro qualquer tipo de queijo com a exceção do Oka, fabricado no Quebeque. Só que o queijo amanteigado é muito calórico, tem montes de gordura e ainda não encontrei um que fosse magro ou meio-magro. Nem sei se existe. Para além de que dou preferência aos que não têm lactose.
      Tenho uma embalagem de “Vaca Sorridente” magro – bom como snack - , uma embalagem pequena de queijo de cabra granulado para juntar à salada, “cottage cheese” para pôr em cima da fruta ou comer à colherada, parmesão para ralar, uma barra de Black Diamond e um Suiço sem lactose. Ah! E tenho um “Azul” que se está a estragar. Tem um sabor muito forte e embora tivesse comprado um pedaço pequeno, porque “estava com desejos” na altura ... foi esquecido no fundo da gaveta.
      Qualquer dia ainda vou à padaria ou ao supermercado português e compro um queijo da Serra ou outro qualquer amanteigado para aliviar as saudades que sinto... motivado por esta postagem – de muito sucesso - da Janita!!! : )

      Eliminar
    4. Neste preciso momento, tivesse eu aqui o melhor manjar e ser-me-ia impossível saboreá-lo.

      Obrigada, Catarina e Leo.
      Saboreai vós os vossos queijos...:-)
      A seu tempo vos farei companhia. Melhores dias virão.


      Beijinhos a ambas.

      Eliminar
  20. E quem me dá o mail da Janita?
    Deu-me erro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já o deixei no teu blogue, Leo.
      Vai lá ver.

      De momento ainda não tenho disponibilidade de assentar arraiais aqui, mais logo voltarei.

      Beijinhos.

      Eliminar
  21. Li o texto, li os comentários e, se estava na ignorância, na ignorância fiquei. Não tenho mesmo jeito para estas pesquizas...

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ricardo,

      Tente pesquisar um pouco e verá que não é difícil chegar à solução.
      Se descobrir a resposta e não lhe apetecer - ou a tanto lhe não chegar o engenho e a arte - de engendrar uma forma de o dizer aqui, por favor use o email na minha resposta à Rosa dos Ventos. Obrigada.

      Eliminar
  22. À Cidália:

    Desculpe mas vi-me forçada a eliminar o seu comentário, se tiver uma resposta, mesmo sem ter certezas, por favor, leia a minha resposta ao Ricardo .
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  23. Já lhe enviei o mail. Ai Valha-me deus. Devo ter metido agua :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 😊 Cidália.

      Já recebi e respondi.
      Está certíssimo e completo: Título do romance e nome do autor. Perfeito!

      Obrigada.
      Um abraço

      Eliminar
  24. Acho que encontrei a resposta Janita, demorei um pouco descobriro e-mail agora achei, lendo os comentários. Vou lá rs
    Complicadinho achar o livro em portugues.
    Beijinho , mandando e-mail ( hiper atrasada) só agora a noite consigo acessar internet) publicações agendadas me salvam rs
    boa noite,Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, querida Lis!

      Recebido e respondido, o seu mail, com a resposta correctíssima.
      Fiquei feliz por a ver participar, pela primeira vez nos meus Desafios. 😊 São simples e fáceis, de modo a que todos possam chegar à solução sem grande dificuldade. Como todos os outros, afinal. Sabemos das saudades dos Passatempos do «Coisas da Fonte» e, no fundo, este género de passatempos são todos como que uma homenagem ao nosso saudoso Amigo Rui.

      Um beijinho e obrigada por ter participado.

      Eliminar
  25. Não, não vou responder, porque, neste momento, não sei a resposta certa, mas quero dar-lhe os parabéns pelo desafio. Muito interessante e inspirador.
    Um beijinho
    olamariana.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Maria Dolores.
      Seja muito Bem-Vinda.

      Ainda está a tempo de participar, aguardarei até que se me afigure não haver mais ninguém com interesse em participar e, por favor, se o desejar, utilize o endereço electrónico para me dar a resposta. Caso contrário, peço-lhe que use de discrição nos detalhes, de modo a deixar para mim o prazer da revelação final. :-)

      Muito obrigada e um beijinho também para si.

      Eliminar
  26. Olá Janita,

    Mail enviado.

    Subscrevo algumas palavras aqui deixadas: bem que me fez dar voltas á "mioleira" para chegar a uma resposta! Mas, ainda bem e também deixo os aplausos.

    Caramba, que haja quem nos tire desta pasmaceira e "desgracera"!!

    Um grande beijinho para o Norte aqui do Sul!

    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, Sandra!

      Mail recebido e respondido.

      Grata por ter participado e, claro, a sua resposta chegou no ponto: correctíssima, como se deseja. :-)

      À boa moda tripeira: Carago, soubesse eu que iria receber tantos aplausos e já me teria amandado nestes Desafios (literários) há muito mais tempo.

      Um beijinho com votos de bom fim-de-semana.

      Eliminar