sábado, 13 de fevereiro de 2021

QUEM ESCREVEU? #3 (Reedição)

   




Eis o livro de onde transcrevi o pequeno texto que fez parte do Desafio nº 3. 

Joanne Harris nasceu em Yorkshire, filha de mãe francesa e pai inglês, é a autora do bestseller "Chocolate", romance que foi adaptado ao cinema e teve como principais protagonistas os actores Juliette Binoche e Johnny Depp. 

A escritora escreveu este livro, posteriormente ao que foi referido e a um outro que não revelo agora o título, pois poderá ainda vir a sair nestes desafios. 

A exemplo do que fiz anteriormente, vou levantar um pouco o véu  mas sem descobrir toda a beleza que existe nestes "Cinco Quartos de Laranja" de modo a que vos aguce o apetite e o queiram saborear brevemente.

********

Framboise, agora já no Outono da vida, regressa à pequena cidade onde nasceu e abre um restaurante que rapidamente se torna famoso graças às receitas de um velho caderno que pertencera a sua mãe. Essa espécie de Diário contém igualmente uns apontamentos cuja decifração lançará uma nova luz sobre os dramáticos acontecimentos que lhe marcaram a infância, nos dias já longínquos da acupação nazi.

E pronto... Creio que isto será o suficiente para vos despertar o desejo de degustar este pitéu


Acertaram.


Elvira      Gábi   -     Teresa




Sandra Martins ( sem blogue)


UmaMaria (sem blogue)







Estiveram presentes mas não quiseram pesquisar:





Maria Dolores Garrido

A TODOS, o meu sincero agradecimento. Cá vos aguardo no próximo Desafio que poderá ser literário, ou outro. 





34 comentários:

  1. Parabéns aos participantes que ganharam e às que tiveram um lugar de relevo. : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns a Todos e a ti também, Catarina. :-)
      Fazes parte dos que gostam destes Desafios e estás sempre na linha da frente. Credo! Agora veio-me à ideia estas palavras que tanto se ouvem na boca dos que estão e dos que não estão na frente de coisa alguma.

      Grata pela tua participação.
      Um beijo.

      Eliminar
  2. A minha estante tem dois livros desta autora. Este nunca li.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E leste "Chocolate", Luísa?
      Também vi o filme mas, ao contrário do que se diz, a riqueza de pormenores do livro valeram mais do que as imagens. :)

      Eliminar
    2. Chocolate é um dos que está na estante, e sim, acho que li, mas foi há bastante tempo e eu tenho este problema de me esquecer facilmente do que leio. Também vi o filme, ou pelo menos parte dele. :)

      Eliminar
  3. Agora que li o e-mail é que me apercebi que falhei o nome do livro.
    Óbálhamdeus, cada vez estou + parvo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora, amigo Kok, não estás nada. Se eu soubesse que vinhas teria aguentado o Desafio mais um dia e tu acabarias por chegar ao livro. Ficaste nos 50% e participaste, isso para mim tem muito valor.
      Obrigada.
      E um beijinho. :)

      Eliminar
  4. Tenho o livro e vi o filme Chocolate, que adorei.
    Gostei de participar neste desafio.
    Parabéns todos!

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E tal como eu, gostaste mais do livro do que do filme, ou não, Manu? Falo de Chocolate, não deste.
      Parabéns a Todos vós. Sois uns amigos porreiros, como diz o nosso amigo de Macau.
      Beijinhos e obrigada, Manu. :)

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Devagarinho o Miguel acaba por lá chegar.😊
      O que é preciso é ser persistente e entender a técnica de pesquisa.
      Obrigada.

      Eliminar
  6. Desta autora li o "Chocolate" e vi o filme. Gosto muito da Binoche e do Depp.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela participação, UmaMaria. 😊
      Beijinhos.

      Eliminar
  7. Fiquei na lista dos que faltaram à tarefa. E foi verdade, só vou responder quando souber, andar à procura tem algo de batota.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tente ver a pesquisa pelo lado positivo, mas que coisa!
      Quando andávamos a estudar e não tinhamos os livros em casa que nos fornecessem a informação sobre a matéria, não se ia às Bibliotecas fazer pesquisa? Encare isto da mesma forma.
      Prometo que o próximo será sobre algo que o Luís conheça. 😊
      Obrigada na mesma e...desculpe qualquer coisinha.
      Um abraço.

      Eliminar
  8. Ganhei a medalha de cobre e fiquei sem palavras ao ver a homenagem.
    Plagiando os óscares, agradeço muito à organizadora do desafio — e com uma lágrima no olho — lembro-me do nosso querido amigo RUI 💙

    Vi o filme „CHOCOLATE“ no Festival de Cinema de Berlim.
    Não sabia que era baseado num livro da autora em questão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A homenagem também representa, da minha parte, a retribuição da vossa entrega em tempo e carinho. Ao criar o 'Pódio' não houve nenhuma intenção de fomentar a disputa nem a concorrência, como alguns poderão pensar, apenas acrescentar um ponto de bom humor e originalidade, a estes Desafios.

      Será que deveria lançar um Referendo?.

      Pois então, fica desde já lançado:

      Quem é a favor do Pódio?

      Se a maioria de vós disser NÃO, no próximo passatempo desaparece o dito, OK?

      Um abraço, Teresa.

      Eliminar
    2. Completamente a favor do pódio mesmo que no próximo desafio não o alcance!

      Eliminar
    3. Já ganhámos. Há 3 votos a favor do pódio e, expressos, 0 votos.
      Fique quem ficar em 1º lugar, o pódio vai permanecer.
      Votação encerrada! :)

      Eliminar
  9. Devo confessar que não conhecia a autora e nem vi o filme. Só procurando é que consegui responder ao desfio. Mas, como é costume dizer-se, quem corre por gosto não cansa.
    bji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão certo e de acordo consigo, meu Amigo José, como certa é a certeza da Noite vir no final de cada Dia.

      Não é a fama, não é o dinheiro, não é o poder que faz correr quem por aqui anda.- É o gosto, a dedicação, a força da AMIZADE! Essa é, no fundo, a GRANDE VERDADE.

      Muito Obrigada, querido AMIGO!

      Um grande abraço.

      Eliminar
  10. Participei e fi-lo com todo o gosto.
    Parabéns a todos que nestas coisas não há - ou não devia haver - vencedores.

    Beijinho, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. António.

      Que participaste com gosto, isso eu sei, ninguém te obrigou.
      Se eu digo Parabéns a Todos é mesmo a TODOS.

      Quanto ao Pódio, se isso te incomoda, por favor, lê a minha resposta à Teresa ( ematejoca) .
      Manifesta a tua discordância e ela será tida em conta.
      Até prova em contrário, quem decide serei EU! Está bem assim?

      Um beijinho, bom domingo.

      Eliminar
    2. Posso votar duas vezes a favor do pódio?

      Eliminar
    3. Isso é que já náo pode ser Gábi, é só um voto...por dia!
      Eheheheh

      Eliminar
  11. Tenho dois ou três livros desta escritora e sabia que também tinha este, só que fui à procura dele e não o encontrei.
    Então lembrei-me que o emprestei há anos a alguém que se esqueceu de mo entregar!
    Gosto do seu estilo!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desta autora tenho vários livros. O último, que me foi oferecido e, por sinal, ainda está na mesa de cabeceira a aguardar a vez de ser lido, é: "Sapatos de Rebuçado". Creio que se trata da continuação do percurso de vida da protagonista de Chocolate, a tal, Vianne Rocher. Qualquer dia tenho de me agarrar a ele.
      Sei como é isso dos empréstimos de livros, vão, mas não voltam.
      Agora friso sempre que têm uma voltinha na ponta, isso se estiver bem disposta, caso contrário é um Não e mainada!

      Um abraço e obrigada pela tua participação, Leo.

      Eliminar
  12. Achei a ideia do pódio muito engraçada e original nestes desafios.
    Continua. E até fiquei impressionada com a tua habilidade tecnológica. :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida Catarina!

      1x0 a favor do pódio.

      Até eu fiquei impressionada, vê lá tu. :))

      Beijinhos.

      Eliminar
  13. Uau, este post está incrível, até estou no pódio e tudo :)
    um beijinho e obrigada pelo sorriso ao ver a imagem :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sorrir é preciso, Gábi, tanto, quanto navegar.

      Beijinho.

      Eliminar
  14. Até eu fico surpreendida comigo mesma! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o bichinho da pesquisa a agarra, Cidália, já não a larga. :)
      Bom resto de domingo e obrigada pela sua participação.

      Eliminar
  15. Já li esse livro. é interessante e que nos faz ver o outro lado da história.

    ResponderEliminar