sábado, 20 de fevereiro de 2021

QUEM ESCREVEU? #4 [ Não É Sobre Literatura ]

 Neste caso ficaria mais correcto se o título fosse: QUEM PINTOU ELABOROU, etc, etc...mas mantém-se.



Continuando com os Desafios já habituais por aqui, este que hoje vos trago, é diferente dos anteriores. Penso não ser necessária uma pesquisa exaustiva nem possuir muitos conhecimentos da Arte em causa. Será mais um caso de intuição, observação e perspicácia. 

Como é habitual nestas brincadeiras, peço a quem souber a(s) resposta(s) - desta vez colocar-vos-ei três questões - que as envie para o meu e-mail  e/ou, use de  uma forma subtil e minimamente engenhosa, de modo a fornecer dicas que possam ajudar os outros participantes a chegar à solução.

Como já frisei anteriormente, serão sempre Desafios simples, apenas  um entretenimento sem intuitos didácticos. 

 


Questões:

1ª - Como se designa a comunidade representada neste quadro?
A maioria destas comunidades,  que no quadro representa uma cena do seu quotidiano, encontram-se na Pensilvânia. Esses grupos são compostos por descendentes de alemães e suíços que migraram para os Estados Unidos e Canadá.


2ª - Que técnica foi usada na sua elaboração? Aguarela, pintura a óleo, outra. Qual?

3ª - Qual o nome do seu autor/a?

Mais simples não seria possível. 👍

Por favor enviem os vossos palpites para o seguinte e-mail:
 fgmncf@gmail.com  

Adenda: Coloco uma dica sob a 1ª questão pois, por lapso da minha parte, não o fiz no início. Peço-vos desculpa.


 Boa Sorte!  😊


=========================================


104 comentários:

  1. A técnica é fácil — o resto tenho que pesquisar 🕵️‍♂️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou então aguardar as tuas respostas, Teresa.

      Obrigada.

      Eliminar
    2. Pesquisa sem resultado — a técnica é 🪡 o resto difícil.

      Eliminar
    3. Teresa.

      Por motivos alheios à minha vontade estive afastada da Net.

      Já respondi ao teu mail.

      Obrigada.

      Eliminar
    4. A técnica é um quadrado?

      Eliminar
    5. Também fiquei a pensar no que quereria dizer aquele quadradinho.
      Temos que perguntar à Teresa. :))

      Eliminar
  2. Eu vim para dizer boa noite
    e desejar um domingo muito
    bonito para você, Janita
    querida.
    Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grata pela sua atenção, Caro Silvio Afonso.
      Desejo-lhe igualmente um excelente Domingo.

      Um abraço.

      Eliminar
  3. Não gosto de enigmas de espécie nenhuma mas por consideração pela autora do blog já seguiu mail.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço reconhecida a sua consideração que retribuo, Luís.

      Recebi e respondi ao seu mail.
      Um abraço.

      Eliminar
    2. Até eu fiquei admirada com tanta pontaria do senhor das Nuvens, Gábi.
      Será qua andou ali ajudinha de alguém do género feminino? 🧐

      Eliminar
  4. TODOS

    Acabo de colocar uma pista acerca da 1ª questão.

    Obrigada e as minhas desculpas.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Respostas
    1. E eu, UmaMaria, já te respondi e parabenizei.
      Valente!... O 2º lugar no pódio já tens garantido.😊

      Beijinhos.

      Eliminar
    2. E uma pequena pista UmaMaria?

      Eliminar
    3. É só ler os comentários TODOS!
      Mas, a esta hora já acertaste...

      Eliminar
  6. E foi porque só vi o desafio à meia-noite! Estive a ver o Festival da Canção LOL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. UmaMaria.

      Imagina se eu tivesse feito uma pré-propaganda a este Desafio, terias acertado ainda antes da autora nem o ter idealizado!!! :))

      Beijocas matinais.

      Eliminar
    2. Gosto muito de antecipar as coisas LOL....
      E gosto muito dos teus desafios.😊

      Eliminar
    3. Haja quem o diga...e me incentive a continuar nestas pesadas tarefas...😊 já um pouso excessivas para quem tão cansada anda. 😢

      Achas que um bocadinho de chantagem emocional ajuda, Maria?😇
      🤩

      Eliminar
    4. Também gosto de desafios mas este é muito difícil!

      Eliminar
  7. Não faço ideia
    Puxei pela cabeça mas não chego lá
    😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada de se acomodar, caro Miguel!
      Faça favor de começar a ver por essa imensa biblioteca que é a Internet que comunidades existem com as caracteristicas que forneço como pista na 1ª questão. Não aceito um NÃO SEI, como resposta... 😠

      Bom dia! 😊

      Eliminar
  8. Mais simples não seria possível???? Até fico intimidada com tal afirmação. Se não acertar, corro o risco pôr em dúvida as minhas competências de intuição, de observação e de poerspicácia, o que será muito mau para a minha autoestima!! : ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, meu Deus, Catarina... e dizes tu que a tua autoestima fica para lá de Bagdad?...E a minha onde fica se não chegares lá? E A MINHA?...
      Bora lá que, no fundo, isto anda tudo ligado. 😅

      Eliminar
  9. Ah, minha ilustre senhora, com esta é que fui ao tapete. Não sei nada acerca disto e como estou preguiçoso, passo.
    😢
    Um bom Domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora José...isto nem parece ser coisa sua!!😢

      Não vai nada ao tapete que a bonita Vila Alentejana NÃO é para aqui chamada.
      Faça o favor de ler a pista e descobre de que Comunidade se fala no quadro, depois...esta sua Ilustre amiga tem talentos que sempre foram do seu conhecimento.
      Não aceito que a preguiça me passe à frente, certo?
      Fico a aguardar, pois sei do que é capaz.

      Beijinhos.

      Eliminar
    2. Terá algo a ver com ilustre ou com tapete? Ou com preguiça? Ou com Domingo?

      Eliminar
  10. Simples? 👀
    Beijinho, Janita, bom domingo, dia de música.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó desilusão!!... Ó Amigos sem coração!!

      Pega lá em tudo o que já aqui está escrito e mostra que és rapaz para chegar à meta, António.

      Beijinho.

      Eliminar
  11. A resposta à 1.ª questão está no meu comentário, embora não tenha tido a habilidade suficiente para me fazer entender.
    Quanto às restantes questões, confesso que hoje, porque é Dia de Descanso, mantenho a preguiça.
    bjis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpe-me, José.

      Fui a primeira a reconhecer a quase total impossibilidade de se dar a saber...que se sabe a resposta, apenas com evasivas.
      Foi por essa razão que passei a pedir que enviem as resposta ou dúvidas pelo endereço electrónico, certo?

      Quanto à preguiça, o Domingo é para se ir à Missa.
      Seria melhor que deixasse para segunda-feira a sua preguicite.
      😊
      Porém, todavia e contudo, quem sabe é o meu amigo, né?

      Eliminar
    2. Está no comentário? Vou voltar a lê-lo...

      Eliminar
  12. Ó "500" isso é que é coerência!😊 O Domingo é mesmo para preguiçar....

    ResponderEliminar
  13. Pista para todos: há um filme sobre esta comunidade protagonizado pelo Harrison Ford (desculpa Janita, mas é só para dar um empurrãozinho!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa!! Ufa, que alívio.
      Agora já não podem dizer que isto não é fácil...😅

      Bem-hajas, querida Maria!!
      Beijinhos, beijinhos!

      Eliminar
    2. E - se bem me lembro - o Harrison bem que conseguiu vencer todas as barreiras...😊

      Eliminar
    3. Tudo, tudo, mesmo tudinho??? 🧐

      😇

      Eliminar
    4. Terá algo a ver com uma Testemunha?

      Eliminar
  14. Não sei. Eu até pesquizava mas está a chover tanto e eu não me apetece molhar, lol
    .
    Saudação poética.
    Domingo feliz
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, ainda há homens de pouca fé!!

      Domingo feliz.

      Eliminar
  15. Seguiu segundo email com todas as respostas certinhas!!!
    : )))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais, Catarina.
      E olha que foste mesmo valente...sem pinga de "convencimento", sabes quanto vales e mainada...😍

      Beijinhos 😘 😘
      Obrigada!

      Eliminar
    2. Só espero que o Ricardo Santos não venha cá...😅

      ( como ele te 'chamou' convencida até pode levar isto a mal. )

      😇

      Eliminar
  16. A comunidade e a técnica usada são fáceis, só que me esqueci da técnica que o nosso saudoso Rui me ensinou para procurar imagens semelhantes.
    Tenho andado às aranhas de volta de pintores e pinturas e nada, rien, niente, nothing, népiaS!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Resumindo, Rosa dos Ventos...partes então do princípo que esse quadro é uma pintura ou aguarela? E não equacionas a possibilidade de ser outra a técnica usada na sua elaboração?
      Pensa melhor e pode ser que te decidas a participar. :)
      Minha querida, não podes encontrar essa imagem na Net pois ela não está lá. :)

      Beijinhos.

      Eliminar
    2. Deduzi que era uma pintura transposta através de outra técnica e que quem fez o trabalho teve que ter um modelo.

      Abraco

      Eliminar
    3. Leo, vamos lá falar mesmo aqui no blogue:

      Ainda te lembras de como o Rui nos ensinou a pesquisar, certo?
      Pois para chegares à descoberta da comunidade representada no quadro, só tens de usar a dica de pesquisa que deixei lá na qustão nº 1.

      2º - Olha bem para o quadro e vê se consegues distinguir se é uma aguarela ou uma pintura a óleo ou...

      Agora para 3ª questão vai ler a resposta que vou dar de seguida ali ao 500..:)

      Tu és, sempre foste, uma veterana nestas coisas, Rosa dos Ventos. Não te escuses, mas também não te obrigo, só participa quem quer.
      Mais clara e transparente não posso ser.

      Um abraço.

      Eliminar
  17. Olá Janita
    Só agora abri o Pc e vi este teu desafio.
    Vou tentar descobrir, mas não me parece fácil.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Manu...podes ler as dicas que dei à Rosa dos Ventos, por favor.
      Não tenhas pressa, nem te assustes. Isto não dói nem custa nada, pois se até os participantes do género masculino, menos aptos nestas coisas acertaram... :)

      Beijinhos, Manu!

      Eliminar

  18. Prontos: a autora é a Joana de Melo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bela dica, José, porque a autora não é essa senhora, mas é outra cujo nome tem as mesmas iniciais. JM...
      Isto está a ficar tão fácil que parece brincadeira de crianças.

      Obrigada! :)

      Eliminar
    2. A minha suspeita confirmou-se com a tua resposta Janita Moreno.
      Céus!!!
      Eu morro de inveja 🤢
      Porque é que deus me deu a mim duas mãos esquerdas?!

      Eliminar
    3. Bom dia, Teresa. 😊

      Beijinhos.

      Eliminar
    4. Acho que descobri a autora :) Parabéns!

      Eliminar
  19. Adorei esse sol que colocaste no cimo da tua página!
    assusta as nuvens do norte ?!:)
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No cimo, mesmo no cimo, Ângela? Esse é o Sol de um País frio, mas que, mesmo ao longe, me aquece o coração. Agora se falas do sol risonho e loiro, que encima esta série de postais para vos entreter - leia-se dar trabalho - aí, já é um sol para aquecer os amigos que aqui vêm, de Norte a Sul de Portugal e de todo o Mundo em geral.
      E esta, heim?

      Beijinhos Angelita. 😊

      Eliminar
  20. Já tinha um nome em mente a partir da resposta que me deste mas agora já tenho a certeza.
    Respondo amanhã, o computador está no outro escritório e agora está lá frio.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, Rosa dos Ventos!

      Tens de mudar o PC para o teu escritório. Já deduzi que é o espaço onde permaneces mais tempo, logo, o mais confortável.

      Coloca a mantinha nas pernas, veste um camisolão quente e vai lá então... 😊

      Um abraço.

      Eliminar
  21. Boa noite amiga.
    Já queimei os fusíveis todos. Hoje não dá! :)
    -
    Existem sonhos por realizar ...
    -
    Beijo e um excelente Domingo. Fique em casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não queime, amiga Cidália.
      Estas coisas são para quem tem tempo e gosta. Não se preocupe mais, agora o seu tempo é mais precioso do que nunca. Já ontem respondi ao seu mail.

      Um beijinho.

      Eliminar
  22. Ó people!
    1a.questão: eles são uma espécie de seita. Entram num filme do Harrison Ford...
    2a.questão: se selecionarem a imagem e a aumentarem conseguem ver melhor do que se trata.
    3a.questão: a Janita já disse que a imagem não está na net. Mas não é bem assim...a imagem está NESTE blog. Por isso, quem a terá feito?
    Ó Janita, desculpa lá mas eu não consigo ver gente a sofrer...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó People, daquém e dalém mar,
      venham ler o que vos diz UmaMaria__
      (que já está lá no pódio a cantar)
      __Isto, se quereis,
      neste Passatempo acertar.

      Vamos lá ver agora, ó parceira, se a coisa corre a 'nosso' favor. 😅

      Beijinhos, UmaMaria.
      ( melhor é impossível)

      Eliminar
    2. Muito obrigada pelas pistas UmaMaria!

      Eliminar
    3. De nada! Isto é um trabalho de grupo! LOL!

      Eliminar
    4. Qualquer dia este blogue passa a Sociedade Unipessoal, Limitada. Acham bem?

      Beijinhoa às duas e agora vou recolher-me aos meus aposentos privados.
      Amanhã tenho muito que fazer.
      Durmam bem!😊

      Eliminar
  23. Os membros desta comunidade seguem os princípios básicos do cristianismo. Não são uma seita ou uma espécie seita. : ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais! Quanto mais informação, melhor!
      Assim haja vontade e gosto, por estas brincadeirinhas inocentes, né, Catá?

      (Ah, que saudades de quem assim te chamava.)

      Eliminar
  24. A testemunha (1995) foi um bom filme.
    E mais não digo :))
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o Pedro mais não diz quem sou eu para lhe pedir mais, né? 😊

      Mas...nesse filme (maravilhoso, que apenas vi uma vez)- Também havia um quadro e se queria saber quem o bordou? 🧐 😅

      Beijinhos, boa semana.

      Eliminar
    2. Lembro bem que havia meninas que sabiam pintar, tocar piano, essas coisas.
      E outras que sabiam bordar.
      Eu já por cá ando há alguns anos.
      Beijinhos

      Eliminar
    3. Meninas que, quando se tornaram mulheres, foram Fadas do Lar... e hoje, choram o tempo perdido, nessas coisas que já não fazem sentido, não é Pedro? 😊

      Beijinhos.

      Eliminar
  25. Bom, parece que está tudo dito e nada mais há a acrescentar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois parece, parece...parece que ainda há muito boa gente a precisar de mais...ou serão tão preguiçosos como o 500 sempre apregoa para ver se eu perco as estribeiras, hã...hum...hein?

      Beijinhos.😘
      😅

      Eliminar
  26. Isto é que está aqui uma açorda!

    E-mail enviado. Errando ou acertando, tenho curiosidade de saber a história desta obra prima.

    Beijinho Janita!

    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sandra!

      Essa açorda estava tão bem temperada, com os coentros e os alhos esmagadinhos a preceito, junto com o sal, o azeite, a água de bacalhau no final deitada sobre as fatias do panito alentejano, que já se comeu todinha.
      Tem o aval da cozinheira cá do sitio, Amiga do Algarve.


      Beijinhos 😘 😘 e ...obrigada!

      Eliminar
    2. Eu já almocei....mas não me importava nada de dar mais umas garfadas nessa açorda!

      Eliminar
    3. Açorda de bacalhau à moda do Alentejo...há lá coisa melhor?

      Esta que eu faço é de comer à colher, Maria. :)

      Beijocas!

      Eliminar
  27. Janita
    Já fiz muitas pesquisas e não deram em nada, mas a avaliar pelos comentários, será que este lindo tapete foi feito por ti?
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, Manu!

      Não faças tanta pesquisa e investe o teu tempo a ler os comentários, vais ver que te sais muito melhor e com menos canseiras - que é coisa a que eu vos quero poupar.

      Beijinhos. 😘 😘

      Eliminar
    2. Manu, há um comentário que fala de Harrison Ford. O Pedro, então, descaradamente 😊 menciona logo o nome do filme... Excelente dicas que te levam ao resultado final. : ))

      Eliminar
    3. A Manu já me enviou a resposta certíssima, Catarina, deve ter vindo ler os comentários como lhe recomendámos.

      Desta vez a preparação da reedição vai exigir um pouco mais de elaboração, pelo que só amanhã a farei.
      Também não estamos com pressa, não é? 😊

      Beijocas. 😊

      Eliminar
  28. Por onde andará a Gábi? Já lá fui dizer-lhe que há desafio aqui! : ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem a Gábi dar sinal de vida não farei a reedição. É justo que se espere por ela.
      Se calhar não quis vir logo ao início para dar chance a outros participantes de figurarem no tão «desejado» Pódio. 😊

      Beijinhos.

      Eliminar
  29. Já cá estou, graças à Catarina que me avisou :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como deste fé dos anteriores, pensei que estarias ocupada e eu estava à tua espera, Gábi!
      Ainda bem que a Catarina te foi avisar.
      E então já chegaste a alguma conclusão? 😊

      Eliminar
  30. Vou começar a ler os comentários que antecedem à procura de pistas (e não vim porque estava distraída :( e queria ser a primeira, falhei :(

    ResponderEliminar
  31. Para já olhando só para a imagem - que achei bem gira - não faço a menor ideia...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não fazes? Agora já ninguém acredita, Gábi. Depois das provas que já deste de tanto saber e perspicácia... és a maior!

      Eliminar
  32. Acho que já sei, mas como tenho de ir fazer o jantar não vai dar para enviar já o email. No entanto tenho uma sugestão muito importante a deixar, não seria possível aumentar o pódio para aparecerem lá os vinte ou já agora, os trinta primeiros a acertarem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vem depois de jantar, Gábi, isto só amanhã sairá, lá para o meio da manhã, a tão aguardada REEDIÇÃO.

      Heheheheh...vinte ou trinta? Só com três eu já me vejo em palpos de aranha para vos colocar com elevada pompa e circunstância lá no alto.
      Mas ando a pensar em mudar de modelo, este é demasido baixo, para o tanto que valeis!

      Eliminar
  33. Uma coisa é certa, Janita! Tens aqui uma catrefada de comentários...é obra!
    Beijinhos para todos.

    ResponderEliminar
  34. Não sei responder a nenhuma das questões, mas como a vontade participar permanece, deixo algumas considerações.
    Pelas informações que deixas, e olhando para o quadro, e tendo em conta que não posso dizer o nome, parece-me que é uma comunidade pacifista, com arraiais muito acentuados em Salt Lake City, começada pela letra "q".
    A técnica do quadro desconheço-a, mas, suprema heresia, faz-me lembrar um bordado.
    Quanto ao autor(a), népia, para rimar com sépia. ;)

    Um beijinho, Janita :)

    ResponderEliminar